Processamento

Mel Gaúcho Conquista Destaque Nacional em Concurso da CNA

Apiário Cambará e Apicultura do Máximo, liderados por mulheres, se destacam entre os cinco melhores méis claros do Brasil, impulsionados pelo Programa Juntos para Competir


Publicado em: 16/09/2024 às 11:15hs

Mel Gaúcho Conquista Destaque Nacional em Concurso da CNA

O mel produzido no Rio Grande do Sul pelo Apiário do Máximo foi eleito o melhor do Brasil, de acordo com o concurso promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O anúncio ocorreu na noite de quarta-feira (11/09), durante cerimônia em Brasília (DF). O Apiário Cambará, também do estado, conquistou a quarta posição na mesma categoria, Mel Claro, no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. No total, foram analisados 297 tipos de mel, avaliados por um júri técnico. Na última etapa, os dez melhores foram submetidos ao júri popular.

Adriana De Bortoli da Silva, proprietária da Apicultura do Máximo, localizada em Jaquirana, compartilha a história por trás do negócio, iniciado após seu casamento. O marido herdou a tradição da apicultura, uma profissão transmitida por gerações na família, desde o bisavô. Hoje, a empresa está na quinta geração de apicultores, e a profissionalização da atividade, com o apoio do Sebrae RS, contribuiu para o crescimento do empreendimento.

“Começamos a apicultura em 2008 e, em 2014, construímos nossa agroindústria familiar. Em 2019, meu marido faleceu em um acidente, mas decidi continuar com o negócio. Temos nos esforçado para aprimorar cada vez mais a produção, com o apoio do Sebrae RS. Essa premiação é uma grande vitória e reflete todo o trabalho focado na apicultura ao longo dos anos. Hoje, eu, minha filha, minha mãe e meu genro seguimos com a agroindústria, sempre destacando o papel da mulher no empreendedorismo rural”, afirma Adriana.

Além de certificados e prêmios, os três primeiros colocados receberam os Selos de Participação Ouro, Prata e Bronze. O Apiário Cambará, fundado em 1982 e atualmente liderado por Liane Castilhos, foi eleito o quarto melhor mel claro do Brasil.

“Nossa história começou com meus pais, em 1982, com muito amor e dedicação. O Sebrae RS foi fundamental, tanto nas consultorias quanto no apoio à mudança da rotulagem. Hoje, meu produto pode estar em qualquer lugar, principalmente após o Selo Arte. Participo de eventos em todo o Brasil, e nosso mel é distribuído em diversos estados”, conta Liane, que também oferece o “passeio do mel”, uma experiência sensorial com degustação para turistas.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 é uma iniciativa conjunta da CNA com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), a Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e a Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

Claiton Velho, analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, destaca a relevância da conquista: “Estar entre os quatro melhores méis claros do Brasil é uma distinção significativa para essas agroindústrias. Elas fazem parte do projeto Apicultura nos Campos de Cima da Serra do RS e do Programa Juntos para Competir, que envolve Farsul, Senar RS e Sebrae RS. Oferecemos consultorias em gestão financeira, sistema produtivo, design, marketing e vendas, além de apoio em feiras e eventos. Essa premiação reflete o esforço dessas produtoras e facilita o acesso a novos mercados, especialmente em um ano desafiador como este”.

O Prêmio faz parte do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que visa valorizar pequenos e médios produtores rurais, promovendo a profissionalização e agregação de valor aos produtos. Desde 2019, o concurso contempla diferentes segmentos, como chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos. Atualmente, está em andamento um concurso voltado para produtores de cafés especiais.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias