Processamento

Curiosidades sobre importação e exportação de chocolate no mundo

Brasil é o segundo maior consumidor de ovos de páscoa e um grande exportador de cacau


Publicado em: 10/05/2024 às 07:30hs

Curiosidades sobre importação e exportação de chocolate no mundo

O chocolate é uma paixão global, mas você sabia que o Brasil é o segundo maior consumidor de ovos de Páscoa no mundo? Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicap), o consumo de chocolate no Brasil aumentou de 3,6 quilos per capita em 2022 para 3,9 quilos em 2023. A produção também cresceu, atingindo 805 mil toneladas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

O Brasil tem uma longa tradição no setor de chocolate, tanto no consumo quanto na produção. Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, empresa que fornece tecnologia para o comércio exterior, aponta que o Brasil é um grande exportador de cacau em pó, manteiga e pasta de cacau. "Em 2023, o Brasil exportou 47 mil toneladas desses produtos. Os principais destinos foram Argentina (53%), Estados Unidos (19%), Chile (12%), Holanda (4%) e Canadá (3,4%)", conta ele.

Além disso, o Brasil exportou 41 mil toneladas de chocolates e outras preparações alimentícias contendo cacau em 2023, totalizando US$ 167 milhões. Os maiores compradores foram a Argentina (29%), os Estados Unidos (12%), o Chile (10%), o Uruguai (9,4%) e o Paraguai (8,2%). O país também recebeu o certificado de "país com cacau 100% fino e de aroma" pelo segundo ano consecutivo, emitido pela Organização Internacional do Cacau (ICCO).

Em relação às importações, o Brasil trouxe 35 mil toneladas de cacau em pó, manteiga ou pasta de cacau em 2023, somando US$ 99 milhões. Os principais fornecedores foram a Indonésia (21%), a Costa do Marfim (15%), os Países Baixos (12%), o Uruguai (11%) e a Malásia (10%). Já na categoria "chocolate e outras preparações alimentícias contendo cacau", o Brasil importou 19 mil toneladas em 2023, sendo os principais fornecedores a Argentina (29%), a Suíça (15%), a Alemanha (13%), a Bélgica (8,3%) e a Índia (7,8%).

Um fato interessante é que mais de 70% de todo o cacau produzido no mundo vem da África, especialmente da Costa do Marfim e de Gana. Porém, os maiores consumidores de chocolate per capita estão na Europa, uma posição que perdura há mais de 100 anos. Hofstatter destaca que em 2023, estimava-se que 45% de toda a demanda mundial por chocolate viria da Europa, com países como Suíça, Áustria, Estônia, Irlanda, Alemanha, Reino Unido e Noruega liderando o ranking.

O CEO da Logcomex explica que grande parte do cacau africano é industrializado na Europa antes de chegar às prateleiras ao redor do mundo. "Como os países africanos detêm uma grande parcela da produção, é natural que uma queda na oferta provoque um aumento nos preços, como temos visto recentemente", conclui Hofstatter.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias