Publicado em: 27/03/2012 às 17:40hs
Em grandes extensões do Semiárido, inclusive nas caatingas secas e pedregosas, essas palmeiras dominam a paisagem na vegetação nativa.
O licuri faz parte da economia regional e é colhido extrativamente de palmeiras que crescem nas matas nativas, pastagens e em associação com outras culturas. No entanto, seu potencial produtivo ainda é pouco explorado.
São inúmeros os usos que se pode fazer deste coco e o Prosa Rural desta semana dá uma pitadinha deste sabor. Quem explica algumas das tantas formas de aproveitamento dos produtos e coprodutos do licuri é o pesquisador José Barbosa dos Anjos, da Embrapa Semiárido (Petrolina/PE).
No programa, ele conta como é possível aproveitar cada parte do coco. Seu principal uso atualmente é a extração de óleo utilizado para fabricação de saponáceos e cosméticos. Porém, das folhas também pode ser retirada uma cera usada na indústria, a casca pode ser utilizada como combustível para a alimentação de fornos e as sobras das amêndoas servem para alimentação animal.
Com essa matéria-prima, é possível fazer ainda deliciosas receitas, utilizando o leite elaborado a partir da amêndoa do licuri, da mesma forma que o uso culinário do leite de coco. Sua polpa também rende um alimento saboroso, de qualidade nutricional semelhante ao famoso açaí da Amazônia.
Para saber mais sobre esse assunto, ouça o Prosa Rural desta semana, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Fonte: Embrapa Semiárido
◄ Leia outras notícias