Publicado em: 14/11/2024 às 09:30hs
Desde os anos 2000, quando foi introduzida no Brasil pela vinícola Manus com mudas importadas da Itália, a uva Teroldego vem se adaptando com sucesso aos terroirs do Rio Grande do Sul. Esta adaptação elevou o Teroldego a um dos principais rótulos da linha Manus Clássico e agora lhe rendeu destaque no renomado Guia dos Vinhos.
O Manus Clássico Teroldego 2021 alcançou a melhor pontuação entre os vinhos brasileiros na faixa de preço de R$ 201 a R$ 300, com uma classificação de 92 pontos. No guia, o vinho foi descrito como "elegante e harmônico" e recomendado como "um vinho para surpreender".
O Guia dos Vinhos ressaltou o Teroldego como "um tinto de camadas e personalidade", que apresenta um aroma equilibrado, mesclando frutas vermelhas e azuis com notas de cedro, tabaco, pitanga e canela. Os avaliadores destacaram ainda a presença de taninos firmes e um frescor bem dosado, conferindo "elegância e classe" ao conjunto.
Gustavo Bertolini, enólogo da Manus, explica que a uva Teroldego se adaptou de forma excepcional ao clima da Serra do Sudeste, no Rio Grande do Sul. "É um vinho de grande intensidade e complexidade. Sua singularidade impressiona, e ser destacado no Guia dos Vinhos comprova sua altíssima qualidade", afirma Bertolini.
Além do Teroldego, outros rótulos da Manus também foram bem avaliados, como o Manus Clássico Touriga Nacional 2022 e o Manus Clássico Pinot Noir 2023, ambos com 90 pontos, além do Manus Liberum Barbera Clairet 2023 (85 pontos), Manus Clássico Chardonnay 2022 (87 pontos) e Manus Nature Blanc de Blanc 2022 (87 pontos).
A edição 2024/2025 do Guia dos Vinhos analisou 554 rótulos de 14 países em uma degustação às cegas, sob a curadoria dos jornalistas especializados Suzana Barelli, Marcel Miwa, Beto Gerosa e Ricardo Cesar.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias