Outros

Vinícola gaúcha comemora bons resultados da safra 2012 que promete excelentes vinhos e espumantes

Safra na Don Giovanni supera as expectativas em qualidade e uniformidade na maturação das uvas


Publicado em: 22/02/2012 às 09:20hs

Vinícola gaúcha comemora bons resultados da safra 2012 que promete excelentes vinhos e espumantes

A colheita de uvas realizada, entre janeiro e fevereiro de 2012, será uma das melhores safras, com expectativa superior a de 2005. A afirmação partiu do enólogo da vinícola Don Giovanni, Luciano Vian, em relação à colheita das uvas em Pinto Bandeira (RS), onde a DG está localizada. “O volume de chuvas, nos meses de novembro e dezembro, foi menor que a média histórica, mas não comprometeu a qualidade da colheita. Foi uma safra excelente, no que tange a qualidade e uniformidade da maturação”, explica Vian.
 
No primeiro momento, foram colhidas as variedades que vão ser utilizadas para o vinho base dos espumantes - Chardonnay, Pinot Noir e Merlot. Nos próximos dias, iniciará também, a colheita das uvas para os vinhos tintos – Tannat, Cabernet Sauvignon, Ancellota e Cabernet Franc. “A safra, ou a vinificação é o momento mais aguardado, por todos da equipe Don Giovanni, pois o sucesso dos produtos depende muito da qualidade das uvas. Estamos atentos aos detalhes, para que nada saia errado. Este cuidado, sem dúvida, faz a diferença no final do processo entre bons e excelentes vinhos e espumantes”, enfatiza o enólogo da Don Giovanni.
 
Ambiente de trabalho e integração na colheita
 
Vian lembrou que a rotina e ambiente de trabalho em torno da produção também são fundamentais. “Manter um ambiente saudável e alegre, onde as pessoas sintam prazer no que estão realizando, faz toda a diferença! Empreender mais atenção e carinho em cada tarefa realizada, certamente contribui na qualidade final do produto”, avalia.
 
E durante a vindima, a Don Giovanni está distribuindo na pousada para seus hóspedes, os chamados kits vindima, que contém itens como luvas e cesta, buscando auxiliá-los a participarem e se integrar ao período da colheita. “Eles se divertem muito. Este é o nosso principal objetivo - ver as pessoas felizes! É uma grande renovação, a natureza brindando a todos com belos cachos de uvas", diz Beatriz Giovannini, proprietária da vinícola DG.

Fonte: Evidência Press

◄ Leia outras notícias