Publicado em: 04/10/2012 às 15:20hs
A unidade da Monsanto em Camaçari (BA) recebeu, em 15 de agosto, a visita do general do Exército Brasileiro Waldemar Barroso Magno Neto e mais nove oficiais do Departamento de Fiscalização de Produtos Controlados da corporação por ser uma referência em segurança no transporte e armazenamento do fósforo (P4), matéria-prima utilizada no processo produtivo do glifosato. A Monsanto em Camaçari é pioneira no despacho aduaneiro antecipado. “Fiquei impressionado com a estrutura e a preocupação com a segurança de todas as pessoas e de tudo que cerca a empresa. Afirmo que a Monsanto é referência nesse quesito. Tenham certeza que o conhecimento adquirido aqui será levado como exemplo para as próximas empresas que inspecionarmos”, afirmou o general Barroso durante a visita à unidade.
Na ocasião, os oficiais do Exército – que são responsáveis por fiscalizar o manuseio, armazenamento, transporte e a importação de produtos controlados – conheceram o projeto de despacho antecipado implementado pela Monsanto, que reduz de 20 para 8 dias o tempo de estocagem do fósforo na área do Porto de Salvador, antes de seguir para a Monsanto, em Camaçari (BA). “A medida tem como principal objetivo aumentar a segurança das pessoas ao diminuir o risco de contato delas com o produto, além de reduzir os custos da operação”, disse a analista de Comércio Exterior da unidade da Monsanto em Camaçari, Lívia Araújo.
Os oficiais do Exército assistiram a apresentações com um panorama geral sobre a fábrica e os projetos voltados para sustentabilidade, além de esclarecer dúvidas. Todos foram convidados a conhecer de perto as instalações, com paradas para observar a sala de controle e os tanques de armazenamento do fóforo (P4), devidamente protegidos por máscaras, capacetes e demais equipamentos de segurança. “As regras da Monsanto são ainda mais restritivas do que a própria legislação. Temos consciência dos danos que um pequeno erro na movimentação de produtos químicos poderia causar e trabalhamos sempre com a prevenção de acidentes”, completou o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Treinamento da Monsanto, Ettore Rossi.
A supervisora de Comércio Exterior da Monsanto, Francini Nogueira, ressaltou o engajamento dos funcionários no procedimento. “Foi gratificante participar desse momento ímpar para a unidade de Camaçari e presenciar o comprometimento de todos. O resultado desse trabalho de excelência é sermos reconhecidos como referência em nossa atuação”, comemorou.
Fonte: Monsanto em Campo
◄ Leia outras notícias