Outros

Tratamento Industrial de Sementes com Bioinsumos: Um Avanço Sustentável para a Agricultura

Técnica Moderna Aumenta a Produtividade e a Eficiência na Lavra


Publicado em: 12/09/2024 às 15:00hs

Tratamento Industrial de Sementes com Bioinsumos: Um Avanço Sustentável para a Agricultura

O Tratamento Industrial de Sementes (TSI) com bioinsumos consiste na aplicação direta de soluções biológicas, elaboradas a partir de microrganismos, nas sementes antes do plantio. “Esta técnica maximiza a eficiência dos produtos, protegendo as sementes desde a semeadura até a emergência das plântulas”, explica Evandro Marcus de Paula, gerente de TSI da Biotrop.

Como uma alternativa moderna, o TSI oferece praticidade e rapidez na aplicação de bioinsumos. O uso de produtos biológicos no tratamento é mais seguro para o meio ambiente, e Evandro ressalta a importância de uma aplicação cuidadosa. “Para garantir o sucesso, os biológicos devem ser aplicados por último durante o tratamento, e nunca misturados com outras soluções. Isso assegura uma aplicação uniforme e eficaz.”

A Biotrop conta com centros de pesquisa e desenvolvimento que utilizam tecnologias biológicas de ponta para fornecer as melhores soluções aos agricultores. “Nosso portfólio inclui tecnologias específicas para TSI, como biodefensivos, biofertilizantes e bioestimulantes compostos por microrganismos e endosporos. Todos os produtos são testados e aprovados tanto em nossos centros de pesquisa quanto em terceiros, com regulamentação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, destaca o gerente.

As tecnologias desenvolvidas pela Biotrop têm um impacto direto e positivo na produtividade dos cultivos, oferecendo proteção eficaz contra doenças do solo e nematoides, além de promover o desenvolvimento inicial das plantas e prevenir problemas fitossanitários em condições adversas.

O TSI tem se revelado crucial para o avanço da agricultura no Brasil, contribuindo significativamente para a produtividade e sustentabilidade dos cultivos. “Entre as vantagens da aplicação de biológicos com essa técnica estão a proteção das plantas, o aumento da produtividade, o custo-benefício e a qualidade geral”, conclui Evandro de Paula.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias