Outros

Tocantins recebe curso de boas práticas de fabricação

O curso coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos tem o objetivo de formar massa crítica entre os técnicos ligados às atividades agroindustriais de alimentos no sentido de entender e aplicar as diretrizes da legislação sanitária, que envolve a segurança na produção e no processamento de alimentos em agroindústrias familiares em Tocantins


Publicado em: 28/09/2012 às 07:30hs

Tocantins recebe curso de boas práticas de fabricação

A iniciativa atende as demandas da Rede Temática de Agroindústria da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), patrocinador da presença dos técnicos da Embrapa em Tocantins.

O evento realiza-se graças a essa parceria entre Ministério e Embrapa mais a rede de instituições locais, coordenada pela Ruraltins, que é formada pelo Senar, Sebrae, Unitins, Seagro, Adapec e Vigilância Sanitária municipal e estadual. Nessa ediçao do curso, a capacitação também conta com o apoio da Embrapa Pesca e Aquicultura.

A turma em Tocantins é formada por 30 técnicos da extensão rural, fiscalização, educação e inspeção sanitária. “Ao final do treinamento, eles estarão dotados de ferramentas para atuar em Boas Práticas de Fabricação junto às agroindústrias familiares como multiplicadores”, afirmou Fénelon Neto, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, que conta com outros facilitadores nessa formação como André Bonnet, Roberto Machado, Marcelo Ciaravolo e Patrícia Chicrala.

A programação de 40 horas envolve aspectos teóricos e práticos e tem promovido discussões que afetam o dia a dia de produtores, microempresários, técnicos e fiscalizadores como segurança, qualidade, legislação, infraestrutura, alternativas e oportunidades de negócios.

“Nossa metodologia promove a visita do grupo a uma agroindústria local. Lá, eles discutem o que viram na teoria diante da realidade concreta. O desafio é identificar os problemas e propor ajustes adequados e acessíveis”, explica Fénelon.

Após o curso, os técnicos multiplicadores treinados em BPF serão monitorados pela equipe da Embrapa para implementar as boas práticas em três agroindústrias familiares locais que aceitaram a parceria com o projeto. A exemplo do que foi aplicado em outros Estados, a tarefa funcionará como um estudo piloto.

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos

◄ Leia outras notícias