Outros

Superação e raça levam mais oito conjuntos à final do Freio de Ouro

Semifinal de Carazinho à seletiva de cavalos Crioulos encerrou no domingo, 24, e apontou os classificados da região


Publicado em: 25/06/2012 às 14:30hs

Superação e raça levam mais oito conjuntos à final do Freio de Ouro

Em uma prova com alto nível de dificuldade, sobre o barro da pista enlameada pela chuva, prevaleceu a raça e a superação de quem conseguiu mostrar o seu melhor independente das adversidades. Na classificatória da região quatro ao Freio de Ouro 2012, realizada em Carazinho/RS entre os dias 22 e 24 de junho, o cavalo Crioulo provou a força de sua seleção com a indicação de mais oito finalistas.

Apesar de molhada, entretanto, a pista do parque Vali Albrecht não comprometeu ou prejudicou a competição. Pelo contrário, ela foi um desafio a mais aos competidores, assim como o gado de muito boa qualidade que proporcionou a realização de excelentes provas de mangueira e campo. Começaram a disputa 53 conjuntos, 25 na categoria fêmeas e 28 entre os machos. A supervisão ficou a cargo do técnico da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Carlos Gonçalves Neto.

Na prova das Fêmeas, julgadas por Vinícius Freitas, Jorge Aginelo do Nascimento e Jean Carlo dos Santos Mendes, o primeiro lugar ficou com Sananduva do Salton montada por Márcio Maciel com a nota 19,542. Em seguida ficaram as também classificadas Rapariga do Amanhecer com Daniel Teixeira, Bugra da Santa Johanna montada por Charles Fagundes e La Passion Baldosa com Cezar Freire. Charles Fagundes ainda foi escolhido o ginete destaque da categoria.

“Ela tem um coração de Ouro. É o terceiro ano que está na final do Freio e não nega nada, continua com uma saúde impressionante. Essa égua tem um temperamento muito bom e nunca teve nenhum tipo de lesão. Mesmo com toda a dificuldade da prova ela se portou muito bem”, disse Maciel sobre a vencedora, Sananduva do Salton.

Entre os machos, avaliados pelos jurados José Francisco Pereira de Moura, Ciro Manoel Canto de Freitas e Marco Antonio Stumpf, o vencedor foi Zangão do Garrucho montado por Miguel Souza, o ginete destaque dos machos, com a nota final 20,062. Também conseguiram a classificação os conjuntos: BT Trevo montado por João Furtado, Plebeu do HB com Filipe Silveira e Destaque da Maior com Cezar Freire.

Para Souza, a conquista da vaga foi bastante especial. “Eu arrisquei na primeira fase e tentei fazer uma prova mais forte, mesmo com a pista difícil. Sabia do potencial do cavalo. E é engraçado porque eu já tinha tentado em duas outras semifinais e não tinha conseguido. Esse seria o meu último tiro, e deu certo. Estou muito satisfeito”, comentou o ginete.

Fonte: ABCCC - Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos

◄ Leia outras notícias