Publicado em: 26/07/2012 às 13:10hs
"Nós estamos buscando abrir uma carta de crédito para esta quantia. Se o negócio prosseguir, nós esperamos que o volume seja carregado em Santos", disse um funcionário, que pediu para não ser identificado, referindo-se ao principal porto brasileiro para embarque de açúcar.
Ele disse que o açúcar seria comprado da Bunge.
Um porta-voz da empresa norte-americana em Genebra disse que "por enquanto não comentamos ou confirmamos contratos comerciais, a Bunge exporta commodities agrícolas para a Síria em acordo com todas as sanções econômicas aplicáveis pela lei, que autorizam a venda de alimentos para a estes países por razões humanitárias."
A União Europeia, os Estados Unidos e outros países ocidentais impuseram sansões ao governo de Assad em resposta à repressão violenta a uma revolta popular que dura 16 meses.
Mesmo que as medidas não tenham alimentos como objetivo, o congelamento das finanças tem prejudicado a habilidade da Síria de importar gêneros alimentícios incluindo carregamentos de grãos e açúcar.
Outro oficial sírio citou dificuldades em encontrar um banco para abrir uma carta de crédito como problema potencial ao negócio.
"O problema até agora é que nós não conseguimos encontrar um banco para abrir a carta de crédito", ele disse, também pedindo para não ser identificado.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias