Publicado em: 20/04/2012 às 07:35hs
Em um mercado cada vez mais globalizado, competitivo e exigente, o armazenamento de grãos torna-se estratégico no desenvolvimento econômico de toda a cadeia produtiva agrícola. De acordo com a CSMIA (Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas) da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o setor de armazenagem de grãos das empresas nacionais ligadas à entidade movimenta hoje cerca de R$ 1 bilhão ao ano. Ainda de acordo com dados da CSMIA, a capacidade estática de armazenagem de grãos no país está em torno de 140 milhões de toneladas, com expectativa de crescimento.
Representando 90% das vendas no mercado de recepção, pré e pós-limpeza, secagem e armazenagem de grãos no país, grandes marcas, responsáveis por atender a essa demanda e ampliar a participação nos negócios no setor de armazenagem, investem em novos produtos e soluções. As novidades serão apresentadas aos compradores e visitantes da Agrishow 19ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em uma área destinada para soluções em armazenagem, que está 25% maior este ano. O evento é promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, de 30 de abril a 4 de maio, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
“Projetamos um crescimento da venda de capacidade estática anual das empresas vinculadas à ABIMAQ-CSMIA em 3 milhões de sacas ao ano, sendo que a safra está oscilando em 10 milhões de sacas ao ano”, antecipa Almicar Rostro Junior, executivo da CSMIA e gerente comercial da Pagé para a Região Sul.
A Kepler Weber levará para a Feira a nova linha de equipamentos de armazenagem de grãos, que confere alta performance, eficiência e responsabilidade no consumo energético, controle ambiental, automatização e segurança operacional. O público também poderá conferir os silos metálicos planos e elevados, secadores de grãos, máquinas de limpeza e pré-limpeza, bem como transportadores verticais e horizontais.
Além de produtos para armazenagem de grãos, a GSI Brasil também desenvolve soluções para produção de proteína animal (avicultura e suinocultura). Na Agrishow, a empresa vai expor o secador Process Dryer, que pode ser aplicado em qualquer tipo de grão. O equipamento apresenta resultados sustentáveis, comprovados pela baixa emissão de partículas, baixo nível de ruído e menos consumo de energia por tonelada seca. “A Agrishow é um evento que já tem tradição de bons negócios e que cresce a cada edição. Nossa expectativa é de que o resultado do relacionamento proporcionado pela feira seja ainda maior este ano, refletindo em negócios futuros para a empresa”, afirma Sidney Del Gaudio, presidente da empresa.
Novidades em produtos e projetos para o setor agrícola também serão expostos pela Granfinale. No estande da marca, serão expostor o Silo-Secador para secagem de grãos em baixa temperatura e sem contato com fumaça; o Granduto para o transporte de grãos com baixa construção civil, sem necessidade de túnel e foco, e a Limpadora de grãos que faz a separação de impurezas por aspiração, destinada a produtos com peso específico menor do que o grão.
Outras importantes empresas estão confirmadas para a Agrishow, entre elas COMIL, PAGÉ, PREMAG, TMSA, CASP, SILOMAX, ELECTRO PLASTIC e WAIG.
Fonte: 2PRÓ Comunicação
◄ Leia outras notícias