Publicado em: 18/05/2012 às 07:35hs
Os novos óleos de microalgas devem fornecer ponto de fulgor mais alto e maior funcionalidade a fluidos isolantes dielétricos para transformadores e outras aplicações elétricas.
A Solazyme, Inc. (NASDAQ: SZYM), uma empresa de óleos renováveis e bioprodutos, e a The Dow Chemical Company (NYSE: DOW) anunciaram a celebração de um contrato contingencial de fornecimento global em que a Dow comprará da Solazyme a totalidade de suas necessidades de óleos produzidos por microrganismos para uso em fluidos dielétricos até 2015, baseado na capacidade da Solazyme de fornecer esses óleos dentro das especificações acordadas, termos e condições de venda. Esses novos fluidos isolantes dielétricos biológicos, renováveis e biodegradáveis oferecem maior segurança contra incêndio por terem ponto de fulgor mais elevado e proporcionar funcionalidades adicionais que podem melhorar a eficiência operacional e estender a vida útil dos transformadores.
Concomitantemente, Solazyme e Dow celebraram um Contrato de Desenvolvimento Conjunto Fase 2 (JDA2), uma extensão, por vários anos e em caráter exclusivo, do atual Contrato de Desenvolvimento Conjunto, com prazos de comercialização mais acelerados com base no rápido progresso da Solazyme e na produção de seus óleos de microalgas. Espera-se que o consumo de óleos de microalgas da Solazyme exceda significativamente os volumes mínimos estimados de 29 mil toneladas com início no segundo semestre de 2013 até 2015. O contrato de fornecimento prevê que o preço final do óleo estará atrelado a determinados itens, entre eles os custos de matéria-prima da Solazyme.
“A plataforma de óleos biotecnológicos únicos da Solazyme criou uma nova oportunidade de mercado para desenvolvimento e produção da próxima geração de fluidos isolantes dielétricos seguros e renováveis, com mais benefícios em termos de desempenho”, disse Jonathan Wolfson, CEO da Solazyme. “Continuamos nossas pesquisas para conseguir avanços tecnológicos antes do prazo com a Dow, o que nos permitirá progredir ainda mais em nosso relacionamento comercial”.
"Solazyme é uma empresa líder no campo de biotecnologia industrial e sua plataforma tecnológica de óleos renováveis fornece uma oportunidade única de acelerar significativamente o desenvolvimento da próxima geração de fluidos isolantes dielétricos biológicos não-vegetais”, afirma Tim Laughlin, gerente geral da Dow Electrical & Telecommunications. "No campo de fluidos isolantes dielétricos biológicos, que cresce cada vez mais rápido, os óleos de microalgas especialmente produzidos pela Solazyme servem como plataforma tecnológica para nossos esforços contínuos de incorporar soluções inovadoras à indústria de energia. No curto prazo, terão início testes de campo avançados em transformadores para comprovar a tecnologia e proposta de valor desses novos produtos. Com base no trabalho de aplicação que já concluímos, acreditamos que estamos em posição de comercializar esses óleos em prazos consistentes com a capacidade planejada da Solazyme de fabricar as quantidades de que necessitamos”.
Sobre a Solazyme:
Solazyme, Inc. é uma empresa que atua no campo de óleos renováveis e bioprodutos e que transforma uma grande variedade de açúcares em óleos de alto valor agregado. Com sede em South San Francisco, Califórnia, os produtos renováveis da Solazyme podem substituir ou melhorar os óleos derivados das três fontes existentes no mundo – petróleo, vegetais e gorduras animais. Inicialmente, a Solazyme está focada em comercializar seus produtos em três mercados alvo: (1) óleoquimicos e combustíveis, (2) nutrição e alimentação e (3) produtos cosméticos. Os óleos e combustíveis da Solazyme fornecem soluções atrativas para questões cada vez mais complexas sobre escassez de óleos e combustíveis, segurança energética e impactos ambientais, ao passo que se enquadra em uma infraestrutura pré-existente que movimenta trilhões de dólares. Para mais informações, favor visitar nosso site na Internet: http://www.solazyme.com.
Solazyme®, o logotipo da Solazyme e outras marcas registradas ou nomes de serviço são marcas registradas da Solazyme, Inc.
Sobre a The Dow Chemical Company:
A Dow (NYSE: Dow) alia a força da ciência e da tecnologia para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções de alta tecnologia para cerca de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2011, a Dow teve vendas anuais de US$ 60 bilhões e empregou aproximadamente 52.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 197 unidades fabris em 36 países ao redor do globo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dowbrasil.com e www.dow.com.
Declarações prospectivas:
Esse anúncio à imprensa contém determinadas declarações prospectivas dentro do significado da Private Securities Litigation Reform Act (lei de reforma de litígios relativos a valores mobiliários privados dos Estados Unidos) de 1995, sobre a Solazyme, inclusive declarações que envolvem riscos e incertezas relativas a: seus planos e prazos de comercialização para óleos especialmente produzidos; os atributos de suas aplicações de óleos; a potencial capacidade de seus óleos melhorarem a eficiência e prorrogarem a vida útil de transformadores; as potências futuras compram por parte da Dow de óleos da Solazyme, bem como seus volumes e prazos; o futuro uso pela Dow de seus óleos para o mercado dielétrico; e a capacidade da Solazyme de manter sua colaboração com a Dow. Quando utilizados neste anúncio à imprensa, os verbos no futuro e os termos "espera", "pretende" e outras expressões semelhantes e quaisquer outras declarações que não sejam fatos históricos têm a intenção de identificar essas afirmações como declarações prospectivas.
Tal declaração poderá ser influenciada por diversos fatores, muitos dos quais estão além do controle da Solazyme, que podem fazer com que os resultados efetivos sejam substancialmente diferentes dos projetados, descritos, expressados ou implícitos neste anúncio à imprensa, devido a diversos riscos e incertezas. Potenciais riscos e incertezas incluem, entre outros fatores: o histórico operacional limitado da Solazyme; seu histórico limitado na comercialização de produtos; risco de implantação de novas tecnologias; sua experiência limitada na construção e operação de plantas comerciais; atrasos relativos à montagem ou início das instalações de produção; seu acesso para adequar o fornecimento de matéria-prima em termos favoráveis; sua capacidade de celebrar e manter colaborações estratégicas; sua capacidade de obter aprovações regulatórias obrigatórias; e ainda seu acesso em termos favoráveis a qualquer financiamento exigido. Assim, não é possível fornecer garantias de que quaisquer dos eventos antecipados pelas declarações prospectivas realmente ocorrerão ou qual impacto terão nos resultados das operações e na condição financeira da Solazyme.
Além disso, favor consultar os documentos que a Solazyme, Inc. depositou junto à Securities and Exchange Commission (comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos), inclusive seu Relatório Anual no Formulário 10-K para o exercício encerrado em 31 de dezembro de 2011, para uma discussão desses e outros riscos. Quaisquer investidores são alertados a não se basear indevidamente em declarações prospectivas, que são válidas somente na data deste anúncio à imprensa. A Solazyme não tem nenhum dever de atualizar qualquer das informações deste anúncio à imprensa.
Fonte: Ketchum
◄ Leia outras notícias