Publicado em: 03/10/2012 às 07:55hs
A Cooperativa Extremo Norte, do município de Alpestre, participou na semana passada do Seminário do Programa de Desenvolvimento em Gestão para Organizações de Terceiro Setor, realizado em Belo Horizonte. O objetivo do evento foi buscar alternativas e soluções para os problemas enfrentados nessas organizações, por meio de relatos de experiência dos participantes.
Os diretores da Cooperativa Extremo Norte, Wagner Rogério Bohn e César Luís Zuzelski, apresentaram práticas e experiências sobre a gestão no cooperativismo. Um dos temas abordados pelos gestores foi a utilização de métodos e ferramentas de controle gerencial que possam auxiliar a administração na tomada de decisões e no processo produtivo. A ferramenta apresentada foi uma planilha de controle gerencial para cooperativas de produção agropecuária, elaborada pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Erechim, através do Programa de Extensão Cooperativa (PEC).
De acordo com a equipe da Unidade de Cooperativismo, o objetivo da planilha é viabilizar a gestão, por meio de um método simples, prático e gratuito, para as pequenas cooperativas da agricultura familiar que não dispõem de recursos para custear um programa pago. O sistema, elaborado na plataforma Excel, contempla as ferramentas fundamentais na gestão de qualquer empreendimento, entre elas, fluxo de caixa analítico e projetado, controle de estoques, cálculo do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas), controle de entradas, saídas e destinações para elaboração, além de práticas específicas para a gestão das cooperativas, como demonstrativos de cotas-partes dos associados, distribuição de sobras e retenção de cotas-partes.
Para Wagner Bohn, a planilha possibilita aos gestores obterem informações precisas, controles eficientes e transmitir aos associados a situação da cooperativa e informações sobre a sua participação. Segundo o diretor executivo da Cooperativa Extremo Norte, “a equipe da Emater e do Programa de Desenvolvimento em Gestão nos proporcionaram a chegada desse sistema de gerenciamento, o qual foi elogiado por todos. Quem sabe poderemos fazer disso um programa-software?”, indagou Bohn.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias