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SIILhalal participa da Gulfood 2013 em Dubai

Cerca de 45 empresas brasileiras, apresentaram seus produtos no evento, realizado de 25 a 28 de fevereiro, no Dubai World Trade Centre, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos


Publicado em: 28/02/2013 às 11:50hs

SIILhalal participa da Gulfood 2013 em Dubai

A Gulfood 2013, maior feira de alimentos e bebidas do mundo, reuniu 4,2 mil expositores, de 110 países, representando mais de 50 mil marcas de alimentos. Cerca de 45 empresas brasileiras, apresentaram seus produtos no evento, realizado de 25 a 28 de fevereiro, no Dubai World Trade Centre, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Na maior e mais importante vitrine internacional de produtos alimentícios, exportadores de frango, café, açúcar, doces e sucos brasileiros, disputam com produtores de todo o mundo, um espaço no cobiçado e próspero mercado do Oriente Médio. Na edição de 2012, a feira recebeu 68.681 visitantes, 11% a mais que no ano anterior, representando cerca de 150 países, recebidos por 3.800 expositores de 88 países. Conforme a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a participação das empresas brasileiras na Gulfood 2012, gerou contatos com 851 potenciais compradores, negócios na ordem de US$ 3 milhões (127% a mais que em 2011) e expectativas futuras de aproximadamente US$ 9 milhões, (um aumento de 12,5% em relação a 2011).

A feira promove o encontro dos maiores players do comércio internacional que visam clientes do Oriente Médio e demais continentes. “A certificação halal é a porta de entrada para este mercado, por ser reconhecida no mundo inteiro como um aval de uniformidade e qualidade garantida,”, diz o especialista em mercados islâmicos e alimentos halal – Diretor Executivo da SIIL, Chaiboun Darwiche.

Na última edição, em 2012, a Gulfood recebeu 65 mil visitantes de todos os cantos do mundo. “O evento abre as portas para um mercado influente e que não pode ser subestimado”, alerta Darwiche, que atua na certificação halal de empresas brasileiras. “A cada ano o evento se consolida como uma grande oportunidade de negócios com países ávidos por produtos com a qualidade halal”, diz o especialista. 

Segundo a UBABEF (União Brasileira de Avicultura e Exportadores de Frango), o respeito às exigências religiosas e culturais do mercado muçulmano, faz com que o Oriente Médio seja o maior importador da carne de frango brasileira. Em 2012, foram embarcadas 1,396 milhão de toneladas para a região, que geraram receita cambial de US$ 2,624 bilhões. 

Dados da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) informam que as exportações de carne bovina brasileira cresceram 7,33% em receita e encerraram 2012 com faturamento de US$ 5,770 bilhões. Em volume, os embarques atingiram 1,244 milhão de toneladas, alta de 13,4% ante o resultado do ano anterior. Os países árabes estão entre os maiores compradores da carne bovina do Brasil e a associação participou da Gulfood 2013 com o objetivo de alavancar as exportações da carne bovina brasileira. 

Conforme Darwiche, quando se trata de Oriente Médio, a certificação halal representa oportunidades para os exportadores. “A população, por ser islâmica, possui hábitos alimentares diferenciados e não admite nenhum ingrediente ilícito. Consome apenas produtos que tenham sido analisados por uma Certificadora”. A garantia de que o alimento é lícito é dada pela certificação halal, que mostra que o produto passou por análises, teve o processo de produção e os ingredientes inspecionados. O selo halal é concedido por uma empresa certificadora que segue todos os padrões de qualidade exigidos pela religião islâmica. “É uma garantia reconhecida nas gôndolas e que representa um investimento relativamente baixo para a indústria, diante do valor agregado”, salienta.

Fonte: Assessoria de Imprensa Siilhalal

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