Outros

Setor de açúcar e etanol puxa emprego em janeiro

Indústria do segmento sucroenergético fez 2,9 mil contratações, diz Fiesp


Publicado em: 15/02/2012 às 12:30hs

Setor de açúcar e etanol puxa emprego em janeiro

As vagas criadas no setor de açúcar e álcool explicam o saldo positivo de 500 empregos em janeiro, de acordo com a Pesquisa de Nível de Emprego, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgada hoje (14). Enquanto a indústria de açúcar e álcool fez 2.914 contratações, os demais setores demitiram 2.414 funcionários em janeiro.

“A indústria de açúcar e álcool está em um período de plantio, tanto de novas áreas quanto de reposição de áreas esgotadas, o que exige contratação de funcionários”, detalhou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da entidade, Paulo Francini.

Outros dois setores que se destacaram em contratações no primeiro mês do ano foram o de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, que empregou 1.058 novos funcionários, e o de produtos alimentícios, que criou 2.622 vagas. “Apesar do respiro na indústria de couros em janeiro, o setor foi um dos que mais perdeu em 2011. Essa recuperação se deve, na verdade, a fatores sazonais”, explica Francini.

Na outra ponta, o setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios fez 1.714 dispensas e o setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos demitiu 1.137. Entre os 22 setores nos quais a Fiesp divide a indústria paulista, 11 contrataram, 9 demitiram e 2 permaneceram estáveis.

Fonte: Agência Estado

◄ Leia outras notícias