Outros

SENAI Alagoas coloca uma microdestilaria para funcionar durante congresso ISSCT 2013

Principal evento tecnológico do setor sucroenergético, o Congresso da ISSCT acontece em junho de 2013, em São Paulo


Publicado em: 26/02/2013 às 07:40hs

SENAI Alagoas coloca uma microdestilaria para funcionar durante congresso ISSCT 2013

A representação alagoana do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) fabricará álcool em plena exposição do Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists). A transformação de cana-de-açúcar em combustível será possível graças à microdestilaria montada pela própria instituição durante a feira, que acontece entre os dias 24 e 27 de junho de 2013, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

De acordo com Marcelo Carvalho, diretor técnico do SENAI Alagoas, a pequena fábrica foi projetada com o intuito de atendimento in loco, com segurança, grande mobilidade e flexibilidade que facilita a locomoção e transporte, o que contempla possibilidade de experimentos/pesquisa em laboratórios fora dos grandes centros. Segundo ele, a Microdestilaria Didática de Etanol tem seu principio de funcionamento embasado no controle do processo com utilização de sensores, motores, válvulas, bombas centrifugas, tudo monitorado via lógica de CLP e supervisionado por programas dedicados, tornando-se fácil acompanhar, monitorar e controlar de modo simulado todas as fases do processo produtivo. “Todo o processo é automatizado, desde o acionamento da moenda, passando pelo tratamento do caldo, fermentação até a destilação final para a obtenção do álcool combustível, garantindo um total controle e supervisão em todas as etapas de fabricação compatível a uma destilaria industrial”, explica.

O equipamento pode ser amplamente utilizado pela indústria e por instituições de pesquisa para formulação e experimentos de produção de álcool/etanol permitindo, em escala e custo reduzidos, o desenvolvimento de novas tecnologias de produção. Através da Microdestilaria é possível formar profissionais nas áreas de Instrumentação e Controle de Processo; Operador de Produção de Álcool; Operados de Sistemas de Destilação e de Processo de Fabricação, entre outros. “Com a expansão das usinas, a procura pelos cursos profissionalizantes aumentou, sendo que este equipamento desenvolvido na unidade de Alagoas e que foi o vencedor do prêmio Inova SENAI 2010, já vem sendo utilizado por 14 estados produtores de cana-de-açúcar do País”, explica Carvalho, ressaltando a importância em participar do Congresso ISSCT, o principal evento técnico do setor sucroenergético.

Terceira vez no Brasil

Realizado pela STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil) e com operação da Reed Multiplus, marca associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, o Congresso, que está em sua 28ª edição, sendo está a terceira vez realizado no Brasil, é composto também pelo pré e pós congresso e por uma exposição internacional com os principais fabricantes de tecnologia aplicada à agroindústria de cana de açúcar. O evento terá como Presidente Honorário, o Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues; como Presidente, o CEO do grupo Raízen, Rubens Ometto Silveira Mello; como Vice-Presidente, o Presidente Nacional da STAB, José Paulo Stupiello; Paulo Uchoa (Syngenta), como Secretário/Tesoureiro; Raffaella Rosetto (APTA/IAC) como Gerente Geral e como Coordenador do Pós-Congresso e Exposição, Flavio Castelar ( APLA/APLEX).

Como participar

A filiação ao ISSCT é obrigatória para participar de qualquer atividade do congresso, seja como expositor  ou congressista. Essa afiliação é renovada a cada três anos, por ocasião da realização do congresso e é feita online, diretamente no site do ISSCT-. www.issct.org.

www.issct2013.com.br

Fonte: Conceito Comunicação

◄ Leia outras notícias