Outros

Raízen recebe selo de Compromisso Nacional em Brasília

Unidades da companhia foram certificadas pelos investimentos em boas práticas trabalhistas


Publicado em: 15/06/2012 às 07:55hs

Raízen recebe selo de Compromisso Nacional em Brasília

Em evento realizado ontem (14), no Palácio do Planalto, em Brasília, as 24 unidades produtoras da Raízen receberam o Selo de Reconhecimento “Empresa Compromissada”, concedida pela Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho na cana-de-açúcar.

Desenvolvido e lançado em 2009, o Compromisso Nacional é um acordo inédito envolvendo empresários do setor sucroenergético, trabalhadores e o Governo Federal. O compromisso identifica práticas trabalhistas já adotadas por empresas do setor que vão além dos padrões determinados por lei e as torna obrigatórias para as empresas signatárias. O objetivo é disseminar a adoção dessas práticas, contribuindo para o aprimoramento contínuo dos padrões trabalhistas do setor sucroenergético.

O selo para as 22 plantas da companhia localizadas no interior paulista foi entregue pela presidente Dilma Rousseff a Rubens O. Silveira Mello, presidente do conselho de administração da Raízen e representante oficial do Estado de São Paulo no evento.

Luis Carlos Veguin, diretor de Recursos Humanos da Raízen, foi um dos representantes da companhia durante a solenidade e recebeu das mãos do ministro de Trabalho e Emprego interino, Carlos Antonio Sassi, as certificações referentes às unidades da Raízen em Jataí (GO) e Caarapó (MS). O executivo credita esta conquista ao pioneirismo da companhia na discussão de temas como saúde do trabalhador e estabelecimento de padrões para regularizar temas como a imigração de trabalhadores que atuam no setor. "É uma honra para a Raízen ser pioneira na adesão a esse compromisso. A obtenção do selo é consequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos e representa tanto o reconhecimento por esta atuação quanto uma sinalização para que outras empresas do setor assumam o mesmo compromisso, permitindo se caminhe juntos a uma melhoria sustentada das condições de trabalho", afirma Veguin.

O encontro, que também contou com a participação do Ministro-Chefe da a Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, reuniu mais de 600 pessoas, entre representantes de empresas do segmento, sindicalistas, trabalhadores, diversas autoridades e executivos ligados ao setor.

Sobre a Raízen


A Raízen é a empresa resultante da união entre Shell e Cosan. A empresa  está entre as cinco maiores do Brasil em faturamento. Com 24 usinas, a Raízen tem capacidade de  produção de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A empresa também possui 53 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com as marcas Shell.

Fonte: Máquina da Notícia

◄ Leia outras notícias