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Projeto aproxima vitivinicultores de compradores de vinho

Trabalho, que tem como objetivo promover parcerias para geração de negócios, reuniu 51 vinícolas e 40 empresários


Publicado em: 06/02/2013 às 13:50hs

Projeto aproxima vitivinicultores de compradores de vinho

Cerca de 40 compradores, vindos de 9 capitais e 14 cidades brasileiras, se reuniram em Bento Gonçalves (RS) com o objetivo de conhecer os produtos de 51 vinícolas do Estado. A aproximação do setor produtivo e importadores, distribuidores e supermercadistas faz parte do projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil, idealizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (A.B.B.A), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Para Alceu Dalle Molle, presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, o evento promove a interação entre as duas pontas e aumenta as chances de negócios. “Para gerar negócios, é preciso conhecer o outro, estabelecer afinidades e objetivos em comum. E tudo se inicia com os produtores conhecendo pessoalmente os compradores”, explicou. O evento começou na última sexta-feira (1/2) e estendeu por todo o fim de semana. “Queremos colocar o vinho brasileiro em todos os cantos do Brasil”, disse o presidente da Abras, Fernando Yamada.

Um acordo, firmado em 19 de outubro do ano passado, prevê o acréscimo no consumo de vinho no Brasil de 1,9 litro per capita para 2,5 litros per capita em 2016, além de projetar o crescimento de 19 milhões de litros para 40 milhões de litros de vinhos brasileiros no prazo de quatro anos. “Diariamente, 25 milhões de pessoas entram nos supermercados de todo o país. Temos de divulgar mais os benefícios dos vinhos para estes consumidores”, comentou o vice-presidente da Abras, Márcio Milan. Ele citou o trabalho feito com a carne suína, que em quatro anos teve um crescimento de 4 quilos per capita no consumo no Brasil, graças à maior exposição dos produtos nos supermercados. “Pretendemos fazer o mesmo com o vinho”, salientou.

Ao final da rodada de negócios e das visitas às vinícolas no final de semana, vários negócios foram encaminhados. “Acreditamos que muitas parcerias sejam confirmadas nos próximos dias”, afirmou o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Ele ainda revelou que os supermercados estão buscando alternativas, sobretudo logísticas, para acrescentar mais rótulos de pequenas e médias vinícolas brasileiras nas suas prateleiras. “Começamos a aproximação com o pé-direito”, disse.

Fonte: Globo Rural On-line

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