Publicado em: 27/07/2012 às 19:10hs
A entrega do material didático, desenvolvido para oferecer aos 900 mil estudantes dos 8º e 9º anos uma visão estratégica sobre a importância dos produtos derivados da cana para a diversificação da matriz energética nacional, deverá estar concluida na segunda quinzena de agosto.
“O kit possuiu conteúdo interdisciplinar e muito detalhado, para incentivar uma reflexão entre jovens sobre os benefícios da utilização de fontes renováveis de energia e estimular nos futuros tomadores de decisões uma consciência clara sobre o que é, verdadeiramente, a segurança energética,” avalia Leandro Pampin, gerente de Marketing da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das entidades e empresas que compõe o AGORA.
A peça princip[al do kit é o “Caderno do Professor,” com 35 páginas abordando os diferentes tipos de energias renováveis existentes, entre elas o etanol e a eletricidade gerada pela queima da biomassa de cana. Acompanha o material um DVD com depoimentos de especialistas em bioeletricidade e a ferramenta audiovisual interativa Usina Virtual, que detalha todas as etapas da produção em uma usina de processamento de cana-de-açúcar. Completam o conteúdo do kit quatro pôsteres para trabalhos em sala de aula exibindo o tema “Geração de Energia Elétrica no Brasil,” dois cartazes para a divulgação do projeto e uma ficha de inscrição para participar do Desafio.
Ao todo serão premiados 29 alunos de escolas do Ensino Fundamental II nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e DF. Serão premiados os estudantes que produzirem as cartas mais criativas endereçadas à presidente Dilma Rousseff, com o tema: “Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”
Ações educacionais
Desde seu lançamento em 2009, o Projeto AGORA vem alcançando resultados expressivos com diversas ações educacionais de grande impacto. Em três anos, iniciativas como o Desafio Mudanças Climáticas, em 2009, e o Estudo Municípios Canavieiros, em 2010 e 2011, envolveram mais de 2,8 milhões de estudantes e 50 mil professores em 16 mil escolas públicas de 11 estados.
Os materiais pedagógicos de todos os projetos educacionais do AGORA estão disponíveis para download no site www.projetoagora.com.br.
Fonte: UNICA - União da Indústria de Cana-de-açúcar
◄ Leia outras notícias