Publicado em: 28/08/2012 às 08:20hs
A receita de exportação do setor, de janeiro a julho, foi de US$ 3,9 bilhões contra US$ 4,1 bilhões no ano passado, ou seja, uma queda de 6%. Em volume, a celulose cresceu 2% e papel recuou 4,4%, também comparadas com 2011.
As vendas domésticas de papel tiveram elevação de 2,8% no acumulado de janeiro a julho, comparadas ao mesmo período de 2011. As importações do insumo, no entanto, registraram aumento de 19% em um mês, de junho para julho, com destaque para os papéis de imprimir e escrever, com alta de 26% no período.
A Bracelpa acompanha de perto a importação dos produtos do setor, principalmente aqueles nos quais incide a imunidade de impostos quando são destinados à produção de livros, jornais e revistas. Dados setoriais mostram que os papéis de imprimir e escrever e papelcartão têm sido alvo de ações ilegais. Depois de serem declarados como imunes de impostos, são utilizados em outras finalidades que não para fins editoriais, concorrendo com o papel tributado, o que prejudica a concorrência justa e leva à evasão fiscal.
Conjuntura Edição 45.
Fonte: Comunicação Corporativa da Bracelpa
◄ Leia outras notícias