Publicado em: 17/10/2012 às 11:50hs
"Será um desafio para a indústria global de açúcar atender ao crescimento do consumo que veremos na próxima década", disse à Reuters Stefan Uhlenbrock, analista sênior de soft commodities da F.O. Licht.
A produção global de açúcar em 2012/13 deve ser igual ao nível recorde do ano passado e ficar em 177,1 milhões de toneladas, disse a F.O. Lich mais cedo neste mês.
Ela disse que enquanto a produção de açúcar de cana deve manter tendência de alta e aumentar 2,3 milhões de toneladas, para atingir um recorde de 139,9 milhões, a produção de açúcar de beterraba foi vista em queda no mesmo volume, para 37,1 milhões de toneladas.
O consumo global deve aumentar de maneira constante em cerca de 2 por cento ao ano, para cerca de 200 milhões de toneladas até 2021/22, de acordo com a Licht.
O aumento da renda e da população vai levar a uma maior demanda por açúcar.
Uhlenbrock disse que o Brasil, maior produtor mundial da commodity, é a única origem de açúcar com potencial de somar grandes porções de terra para a produção de açúcar, dependendo das tendências de preço, enquanto os avanços tecnológicos serão peça fundamental para impulsionar a produtividade.
Uhlenbrock falou em intervalo da conferência da Licht sobre o Cenário do Comércio de Açúcar, que faz parte da Semana de Açúcar de Londres, que reúne centenas de traders de todo o mundo.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias