Outros

Preço do frango está mais caro nos supermercados da Baixada Santista, SP

O frango está mais caro por conta do preço dos grãos, que representam 60% dos custos de produção do setor avícola


Publicado em: 25/09/2012 às 14:50hs

Preço do frango está mais caro nos supermercados da Baixada Santista, SP

Depois do tomate e do pão francês, agora é a vez do frango engrossar a lista dos alimentos mais caros. Na Baixada Santista, o produto subiu em média 5% apenas este mês, segundo avaliação da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Conforme informações da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), o frango está mais caro por conta do preço dos grãos, que representam 60% dos custos de produção do setor avícola.

O milho, principal alimento do frango, ficou muito inflacionado depois de uma estiagem prejudicar a produção norte-americana, informou o órgão, por meio de uma nota. O milho subiu 44% entre janeiro e agosto deste ano. Já o farelo de soja, segundo a Ubabef, acumula alta de 58%.

O vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados, Omar Abdul Assaf, reforça a tese. “Os grãos estão subindo muito e isso causa um impacto na produção. E como o frango só come ração, o preço acaba aumentando”.

O representante da Apas destaca que alguns supermercados não estão repassando os aumentos para o consumidor justamente porque o frango é um produto acessível e saudável.

“O custo para o supermercado subiu, mas muitas lojas acabam retardando o repasse desse aumento para o consumidor, pois têm estoques”.

Em média, o quilo do frango inteiro varia de R$ 2,00 a R$ 4,00. Por enquanto, na maioria dos estabelecimentos que registraram alta, o aumento ainda não ultrapassou a casa dos centavos. A variação do preço do frango nas próximas semanas dependerá das cotações internacionais dos grãos.

Fonte: A Tribuna

◄ Leia outras notícias