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PNDS em Goiás: focar no produtor sem esquecer a indústria

Após atingir recordes de sensibilização em 2011, entidade estadual foca na capacitação ao produtor do estado


Publicado em: 22/03/2012 às 13:00hs

PNDS em Goiás: focar no produtor sem esquecer a indústria

Com objetivo de incrementar o consumo de carne suína na cesta do consumidor, o estado de Goiás lança o seu plano de ações 2012 do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). A proposta de ações do estado tem como prioridades o suinocultor goiano. Por meio de cursos e treinamentos, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS), junto ao Sebrae/GO e o Senar/GO, pretende ampliar o número de produtores envolvidos nas capacitações do projeto. Para isso, a entidade levará aos suinocultores e gerentes de granjas programas que incentivam as melhorias no processo de gestão da granja e nas atividades praticadas na propriedade rural.

Para atender aos produtores, serão disponibilizadas turmas no Negócio Certo Rural um programa de autoatendimento oferecido gratuitamente pelo Sebrae, que visa ampliar a capacidade empreendedora dos participantes e empresários que desejam avaliar suas estratégias e melhorar a administração de seu negócio. Outra oportunidade de ampliar o conhecimento dos suinocultores da região é o Programa de Qualidade Total Rural, em parceria com Sebrae e a Qualificação Profissional em Suinocultura, uma capacitação modular criada pelo PNDS em parceria com o SENAR Nacional que pretende reciclar o conhecimento dos produtores e trazer novas técnicas de manejo na produção de suínos.

Dentro das ações previstas para 2012, há também uma missão técnica em que os produtores goianos terão a oportunidade de conhecer casos de sucesso e as possibilidades de organização de associações e cooperativas. Na área de indústria, a entidade promoverá consultorias para implantar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) em agroindústrias do estado, buscando melhorias na qualidade de produção e conferindo maior competividades e adequação às exigências do mercado consumidor. Pretende se também implementar Boas Práticas de Produção  em algumas granjas  do estado via Sebrae/GO.

Para Júlio Cesar Carneiro, presidente da AGS, a entidade neste ano reforçou as ações voltadas para o produtor. “Para uma suinocultura de qualidade é preciso preparar o suinocultor e os colaboradores nas granjas, a AGS acredita e está investindo nisso fortemente em 2012”, comenta. Ainda para o presidente, o diferencial das ações realizadas a AGS está no incentivo direto ao consumo da carne suína, “junto a merendeiras e as donas de casas, estamos atingindo resultados cada vez mais expressivos. Creio que essa mobilização faz toda a diferença”, encerra.

Assim como em 2011, a AGS continuará com as atividades junto ao Projeto Agrinho, considerado um dos maiores programas de responsabilidade social do Sistema Faeg/Senar. Desenvolvido em parceria com prefeituras, secretarias estadual e municipal de educação, agricultura e meio ambiente e instituições privadas, o Programa Agrinho qualifica os professores para que levem temas relevantes para dentro das salas de aula. A intenção é garantir que as crianças, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que as façam desenvolver a consciência ambiental e moral. Segundo gestora de Projeto do Sebrae/GO, Larissa de Souza, o da parceria  levar também para as crianças um novo olhar sobre a carne suína. “Serão palestras com nutricionistas e cursos para as merendeiras em relação ao preparo da carne suína para a merenda escolar”, diz.

Por meio de ações na área de comercialização, a AGS pretende também oferecer ao consumidor informações mais práticas sobre a qualidade e saudabilidade da carne suína, disponibilizando em inúmeros supermercados a carne suína in natura de qualidade e capacitando profissional em cortes suínos, para que o consumidor tenha ainda mais motivos para colocar a carne suína em seu cardápio diário. Para incentivar o consumo, as oficinas gastronômicas marcarão presença também neste ano. A expectativa da entidade estadual é aumentar ainda mais o número de supermercados participantes e o volume de carne suína comercializada. A novidade nesta área é o Festival Gastronômico que será realizado em Goiânia. Para ampliar a sensibilização, a entidade estará presente em renomadas feiras de agropecuárias do estado e também em encontros promovidos pela Associação Goiana de Supermercados (AGOS).

“A AGS é um parceira muito comprometida e, com apoio da FAEG, FUNDEPEC, SEBRAE E SENAR/GO e demais parceiros, traz ao PNDS um diferencial que possibilita ampliar de forma significativa o leque de ações. Isso nos permite apostar que é possível atingir a meta ousada para 2015”, reforça Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS.

Fonte: Comunicação ABCS

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