Outros

Pesquisadores da FEA-RP participam de feira mundial de cooperativas na Inglaterra

Professor da Faculdade da USP de Ribeirão Preto irá lançar durante o evento o livro Economics and Management of Cooperative Organizations


Publicado em: 30/10/2012 às 14:30hs

Pesquisadores da FEA-RP participam de feira mundial de cooperativas na Inglaterra

Um grupo de pesquisadores brasileiros do setor de cooperativismo, liderado pelo professor Sigismundo Bialoskorski Neto, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, irá participar da ICA Expo 2012 (www.icaexpo.coop), feira mundial de cooperativas organizada pela International Co-operative Alliance (ICA).

A feira reúne anualmente os principais líderes do cooperativismo mundial além de compradores e fornecedores de todo o planeta e será realizada este ano em Manchester, Inglaterra, de 31 de outubro a 2 de novembro.

Neste que foi declarado o Ano Internacional das Cooperativas pela Organização das Nações Unidas, o professor Bialoskorski também irá lançar durante o evento o livro Economics and Management of Cooperative Organizations. Lançamento está marcado para dia 2 de novembro, 9h30, no horário local na Central 7 da ICA-EXPO 2012.

A obra é uma coletânea dos principais ensaios acadêmicos sobre a economia da organização de cooperativas, com resultados de análises das práticas de governanças de empreendimentos desse setor no Brasil e na América Latina. Os trabalhos são resultado do Programa de Estudos e Pesquisas em Cooperativismo da FEA-RP/USP, que envolve alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores da faculdade.

Esta versão em inglês da obra é uma reedição do original em português, Economia e Gestão de Organizações Cooperativas, publicada em 2006. A publicação brasileira já se encontra em sua segunda edição, revisada e ampliada.

O livro resgata a história e o processo evolutivo das cooperativas, mostrando aspectos como a eficiência e a função econômica e social dessas organizações. Os capítulos incluem modelos matemáticos e discussões teóricas que envolvem o tema. Ao fim, textos aplicados apresentam estudos de caso e/ou uma discussão livre do assunto.

Compõem a base teórica da obra a Economia Neoclássica, da Nova Economia Institucional, Economia dos Custos de Transação e os problemas de “Agency”. O livro é fruto da experiência profissional de Bialoskorski Neto que há anos se dedica à prática e ao estudo e pesquisa do cooperativismo no Brasil.

No prefácio, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, ressalta a importância da educação e pesquisa em torno do cooperativismo num momento em que a própria ONU reconhece a contribuição do setor na geração de trabalho e renda e, consequentemente, na redução das desigualdades sociais.

A versão impressa e o e-book de Economics and Management of Cooperative Organizations, primeira publicação em língua inglesa da Editora Atlas, podem ser adquiridos por R$ 57,00, nas livrarias ou no site da editora: www.editoraatlas.com.br.

Observatório – O Programa de Estudos e Pesquisas em Cooperativismo da FEA-RP, além de promover ensino e pesquisa, também mantém, por meio de convênio com a OCB, o Observatório do Cooperativismo (www.fearp.usp.br/cooperativismo), um portal que reúne mais de 700 trabalhos acadêmicos além de links para redes e centros de pesquisa no Brasil e no mundo, centralizando informações e oferecendo acesso às mais atualizadas publicações científicas sobre cooperativas.

Este ano, a FEA-RP também passou a integrar o International Research Exchange on Cooperatives, uma iniciativa do European Research Institute on Cooperative and Social Enterprises (Euricse). O projeto estuda a eficiência das cooperativas no nível de redes e congrega os mais importantes centros de estudos do mundo.

Patrocinado pelo Framework of the Marie Curie IRSES call (Fundação Marie Curie´s International Research Exchange Scheme), da Comissão da União Europeia, o projeto tem como objetivo ajudar os países envolvidos a criarem ou reforçarem a cooperação em longo prazo, através de um programa de intercâmbio. A fundação também visa a dar respostas às necessidades de emprego e competitividade na Europa. Participam da iniciativa centros universitários da Itália, Bélgica, Rússia, Espanha, Estados Unidos, Chile, Argentina, México e Canadá, além do Brasil.

Fonte: Outras Palavras Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias