Outros

Parceria entre Veracel, IEL e Sebrae desenvolve fornecedores

A adesão ao programa é voluntária e 17 das 30 empresas indicadas já aderiram


Publicado em: 22/02/2012 às 13:10hs

Parceria entre Veracel, IEL e Sebrae desenvolve fornecedores

A parceria entre Veracel, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Sebrae para desenvolvimento e qualificação de fornecedores foi firmada durante o 3º Encontro com Fornecedores da Veracel, realizado no dia 14/2, em Eunápolis. Durante o Encontro, foi apresentado o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) para os empresários fornecedores da Veracel e seus benefícios para modernizar a gestão, incrementar a competitividade e oferecer qualificação.

A adesão ao programa é voluntária e 17 das 30 empresas indicadas já aderiram ao programa que será iniciado no mês de março. Ser fornecedor permanente da Veracel, o valor do contrato anual, o número de funcionários e a complexidade no desenvolvimento do serviço prestado foram alguns dos critérios utilizados pela Veracel para a seleção. Serão 18 meses de programa e, neste período, as empresas receberão treinamento em grupo e consultoria individualiza, além de avaliação e monitoramento do desenvolvimento nas etapas do programa.

Como empresa âncora, em 2007 a Veracel tornou-se pioneira fora da região metropolitana de Salvador a adotar o Programa. Neste ano, retorna a esta iniciativa que tem tanto dimensão econômica como social, a fim de oferecer qualificação e fortalecer as empresas locais para o atendimento não apenas da Veracel, mas de um mercado cada vez mais competitivo. Mais negócios, mais renda, mais empregos.

Ao final dos 18 meses, as empresas serão certificadas quanto ao atendimento dos critérios do programa. Somente as empresas fornecedoras que atenderem 100% do programa receberão o Certificado de Fornecedor Qualificado. Para isso, passam por auditoria do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), organismo certificador de sistemas habilitado pelo Inmetro, atestando que as empresas estão em conformidade com normas que se baseiam nas demandas das empresas-âncora (compradoras). Dentre as normas observadas, estão as práticas de Gestão Empresarial, Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Sobre o programa:

O PQF é uma iniciativa da FIEB, executado pelo IEL em parceria com Sesi, Senai e Sebrae. Na Bahia, o programa atua hoje em Salvador e região metropolitana, Feira de Santana e no Extremo Sul do estado. O objetivo é aumentar o número e a qualidade dos negócios realizados entre micro e pequenas empresas baianas, sobretudo de fornecedoras de bens e serviços industriais e grandes e médias empresas compradoras.

Para tanto, as fornecedoras passam por um processo de avaliação e capacitação. Além da melhoria da qualidade, o PQF prevê também o fortalecimento da matriz produtiva do estado, nivelando a competitividade das empresas e tornando a Bahia mais atrativa para grandes corporações.

Fonte: Assessoria Veracel

◄ Leia outras notícias