Publicado em: 25/09/2012 às 07:40hs
Estiveram presentes ou representadas na feira 650 empresas fabricantes e fornecedoras de insumos para as indústrias frigoríficas, apresentando as inovações em refrigeração, automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens, transporte e armazenagem, equipamentos e acessórios, entre outros produtos e serviços.
O volume de negócios cresceu 8% em relação a edição anterior e o número de visitantes permaneceu estável. O coordenador geral Vincenzo Mastrogiácomo informou que um dos maiores negócios fechados foi a venda de uma linha industrial de processamento de aves de 3 milhões de euros para um grupo brasileiro. Outro contrato expressivo foi a venda da estrutura completa de abatedouro para 2.500 suínos/dia por uma industria gaúcha para uma cooperativa paranaense. Os nomes de compradores e fornecedores não foram revelados.
“O segmento industrial da carne superou os efeitos da crise internacional e retomou fortemente os investimentos”, assinalou o coordenador.
Foram ocupados mais de 15 mil metros quadrados de área do parque em quatro pavilhões, mas, cerca de 60 empresas ficaram na lista de espera e não puderam participar por falta de espaço, de acordo com o coordenador comercial De Lucca Filho. As entidades promotoras (Associação Comercial e Industrial de Chapecó e da BTS Informa) reivindicarão a Administração a construção de mais um pavilhão de exposições com pelo menos 3.000 metros quadrados de área bruta locável.
Considerado o maior evento da indústria da carne em 2012, a Mercoagro 2012 foi visitada por empresários da Alemanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Mauricio Zolet realçou que, durante a exposição-feira, foram criados 3.000 empregos diretos e injetados 12 milhões de reais na economia locorregional.
A décima edição da Mercoagro foi confirmada para o período de 9 a 12 de setembro de 2014. A feira teve o apoio da Prefeitura de Chapecó, ABIAF, ABIEC, ABIPECS, ABRAFRIGO, ACAV, CTC, ITAL, EMBRAPA Suínos e Aves, UBABEF e SENAI Chapecó.
Fonte: Mercoagro 2012
◄ Leia outras notícias