Outros

Mercado de fertilizantes e defensivos segue em crescimento

Levantamento realizado por entidades representativas confirmou elevação em ambos os setores


Publicado em: 28/06/2012 às 19:20hs

Mercado de fertilizantes e defensivos segue em crescimento

As entregas de fertilizantes somaram 9,2 mil toneladas no período janeiro a maio de 2012, indicando um aumento de 8,5% em relação ao mesmo intervalo de 2011, quando foram negociadas 8,5 mil toneladas. O balanço foi apresentado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) durante a 61ª reunião ordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, realizada nesta quarta-feira, 27 de junho, em Brasília.

O total de nutrientes (NPK) entregues alcançou, no período analisado, 3,7 mil toneladas, ou seja, uma evolução de 7% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado, quando foram comercializadas 3,5 mil toneladas.

As entregas de fertilizantes nitrogenados (N) apresentaram uma evolução de 7,5%, passando de pouco mais de mil toneladas, em 2011, para 1,1 mil toneladas, em 2012. O aumento é creditado, principalmente, à maior demanda para as culturas de cana de açúcar, algodão, café, milho safrinha e arroz.

Os fertilizantes fosfatados (P2O5) registraram elevação de 11,5%, passando de 1,1 mil toneladas, em 2011, para 1,2 mil toneladas, em 2012, com ênfase para as culturas de milho safrinha, algodão, plantio de cana de açúcar, além de uma aceleração nas entregas para safra de verão de soja e milho. Nos fertilizantes potássicos (K2O) houve alta de 2,8% na quantidade vendida, chegando a 1,3 mil toneladas neste ano.

Entre os estados, Mato Grosso concentrou o maior volume de entregas entre janeiro e maio de 2012, atingindo 1,8 mil toneladas. São Paulo, com 1,4 mil toneladas; Paraná, com 1,2 mil toneladas; e Minas Gerais, com mil toneladas, foram, respectivamente, os outros maiores compradores.

A produção nacional teve um pequeno aumento nos cinco primeiros meses deste ano na comparação com igual intervalo em 2011 – 0,8% – alcançando 3,6 mil toneladas. Também foi registrado avanço na produção de fertilizantes nitrogenados e fosfatados, de 3,8% e de 13,6%, respectivamente, enquanto os potássicos apresentaram redução de 11,5%.

Defensivos movimentaram 27% a mais

Conforme o levantamento do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag), as vendas de defensivos acumuladas de janeiro a março de 2012 atingiram R$ 2,3 bilhões, o que demonstra acréscimo de 27% em comparação com o mesmo período de 2011, quando o montante foi de R$ 1,8 bilhão. Os negócios foram impulsionados, principalmente, pelas culturas de cana, algodão, milho e citros.

O segmento de herbicidas apresentou ampliação junto aos mercados de algodão, cana, cereais, feijão, milho, mas registrou redução na soja, arroz e citros. O setor do café puxou o comércio de fungicidas, que decaiu em algodão, arroz, soja e milho. O segmento de inseticidas cresceu impulsionado pelos mercados de algodão, soja e cana. Tomate, cereais e arroz contabilizaram queda.

Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias