Publicado em: 28/03/2012 às 18:20hs
Consideradas pelo Governo do Estado um segmento estratégico para o desenvolvimento econômico e social, as agroindústrias familiares ocuparão lugar de destaque na Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Fecolônia), que será realizada, pelo quinto ano, em Ijuí, no período de 27 de abril a 1º de maio, juntamente com a 5ª Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii), 8º Crioulaço, Mostra do Artesanato de Ijuí e 5ª Festa Culinária 12 Povos na Cozinha. O lançamento oficial dos eventos ocorreu nesta terça-feira (27/03), e reuniu lideranças locais e regionais na sede da ACI de Ijuí.
Segundo a Emater/RS-Ascar, pelo menos 200 agroindústrias instaladas nas regiões Noroeste Colonial e Alto Jacuí mantém a renda de aproximadamente duas mil famílias de pequenos agricultores. A maioria deles têm recebido da Emater/RS-Ascar capacitação nas áreas da produção, vendas e legalização, esta muito visada no momento. “A legalização abre mercados”, disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Neimar Peroni.
O interesse dos agricultores em abrir agroindústrias teria mais uma forte motivação, segundo o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Geraldo Kasper. Desde que foi implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), no ano passado, o Programa de Agroindústria Familiar tem obtido avanços na legislação que orienta a política estadual da agroindústria familiar, estimulando os agricultores que frequentam os cursos de Boas Práticas de Fabricação, oferecidos pela Emater/RS-Ascar, a saírem da informalidade.
No Estado, 560 agroindústrias estão devidamente registradas e mais de oito mil, na informalidade, segundo dados da SDR. Até 2014, a meta do Governo do Estado é colocar na formalidade mais de duas mil agroindústrias familiares gaúchas.
A Fecolônia, 5ª Fenii, 8o Crioulaço, Mostra do Artesanato de Ijuí e 5ª Festa Culinária 12 Povos na Cozinha são promovidos pela Prefeitura de Ijuí, ACI, Ueti, Emater/RS-Ascar, Núcleo do Cavalo Crioulo, Unijuí, Sebrae, Demei, Adai e Abriq.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias