Publicado em: 08/05/2012 às 15:10hs
Após anunciar acordo para alugar ativos da Frangosul, durante teleconferência nesta segunda-feira (7), o presidente da JBS, Wesley Batista, esclareceu que a companhia está feliz por ter chegado a esta conclusão, que é um bom negócio para a JBS, que vinha enfrentando dificuldades, inclusive com paralisação de atividades.
Negócios
A empresa arrendou todos os ativos da Doux no Brasil, por um período de 10 anos. “Arrendamos todos os ativos da Doux no Brasil, plantas de aves e incubadoras, fábricas de ração e granjas”, diz Batista. O executivo explica que este já é um negócio conhecido da JBS que opera a Pilgrim's Pride nos Estados Unidos e México.
Com o arrendamento, a JBS vai transferir todos os atuais funcionários da Frangosul (6.500 no total) para a JBS Aves. A companhia assumirá todos os contratos, pagará as dívidas que a Frangosul tem com os integrados e também com os prestadores de serviços, no total de R$ 50 milhões.
Opção de compra
Batista diz que a opção de compra da companhia existe, sendo da JBS essa opção. Se o passivo da Frangosul tiver um valor interessante para os negócios da JBS, ela compraria pagando um valor simbólico de US$ 1 ao acionista. “A Frangosul tem credores, a única pré-condição para a compra é interessar a JBS”.
“O retorno esperado é altíssimo devido ao negócio feito”, enfatiza o presidente da JBS. O custo do arrendamento, sem assumir passivos, é considerado barato para a companhia, devido a possibilidade em ampliar o negócio de aves da empresa.
Custos e sinergias
Em relação ao custo do arrendamento, a companhia esclarece que este valor é fixo e mensal, corrigidos anualmente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O executivo não abre o montante da operação, mas ressalta que é um “valor competitivo do ponto de vista da oportunidade”.
Não haverá extração na JBS para a operação da Frangosul. Haverá uma divisão – a JBS Aves Brasil, que vai operar na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul e será comandada pelo CEO (Chief Executive Officer) James Cleary. “Usaremos todas as áreas para capturar as sinergias”, diz Batista.
Fonte: Infomoney
◄ Leia outras notícias