Publicado em: 16/02/2012 às 16:50hs
As formigas cortadeiras são hoje alvos das maiores atenções na agricultura nacional e do Continente Sul-americano por causarem danos econômicos significativos nas mais importantes culturas e lavouras como cana de açúcar, grãos, citrus, café e florestas plantadas, com perdas significativas de produtividade. Notadamente, as Florestas Plantadas com fins econômicos (Eucalipto e Pinus) detém as maiores preocupações onde os gastos para o controle das formigas podem absorver até 40% dos custos de produção.
Com 7 milhões de hectares plantados, as áreas florestais tem como alvo principal o manejo adequado das formigas cortadeiras, sendo foco constante dos técnicos responsáveis tecnologias que visam eficiência com baixo impacto ambiental, melhor operacionalidade em campo e baixos custos de operação. Entre essas demandas, surgiu no setor a tecnologia de porta iscas e o Mipis (marca registrada da Atta-Kill), denominado de Micro-Porta-Iscas (fotos anexas), inicialmente um invólucro de plástico e hoje de celulose impermeabilizada, atendendo às exigências por materiais de baixo impacto ambiental.
Nesse cenário, a Atta-Kill - empresa do grupo Agroceres – desenvolveu uma nova tecnologia que contribui efetivamente para competitividade das reflorestadoras trazendo melhorias para a eco-eficiência do manejo das cortadeiras, que é uma exigência crescente dos mercados de madeira. Trata-se do MipisEvolution, um micro-porta-isca protetor e dosador específico, que acondiciona as iscas formicidas Mirex-S Max – líderes de mercado - e apresenta características funcionais inovadoras, pois protege as iscas da umidade, aumenta o rendimento operacional, oferece segurança no manuseio e reduz o custo total de controle.
A principal razão desse ganho de performance está na composição da nova estrutura do MipisEvolution, formada por papel de seda e uma fina camada de polietileno poliextrusado, que apresenta alta taxa de permeabilidade ao oxigênio, e baixa taxa de permeabilidade ao vapor d’água, permitindo a troca de odor entre a isca Mirex-S Max no interior melhorando a atratividade e ganhando maior impermeabilização no campo além de ser facilmente cortada pelas saúvas e quenquéns.
Tanto as iscas como a exclusiva celulose poliextrusada do MipisEvolutions são degradáveis ao solo. Lembrando também que as iscas formicidas Mirex-S Max são de baixa toxicidade (classe IV).
Breve Histórico - A Atta-Kill é líder no mercado brasileiro de iscas formicidas. Sua marca de isca Mirex-S possui grande tradição no mercado e sua história sempre foi marcada por inovações tecnológicas acompanhando as necessidades de evolução no controle das saúvas e quenquéns. Assim foi com o desenvolvimento do micro-porta-isca, incialmente idealizado no setor florestal na empresa Aracruz, hoje Fibria com a união com a VCP, primeiramente em plástico, nos anos 80, e depois em celulose no início desse milênio. O Grande pioneirismo foi a isca formicida à base de Sulfluramida, a primeira alternativa aos velhos formicidas formulados com substâncias cloradas de alta persistência no ambiente, que eram a tônica do mercado até os anos 90. Diante disso, a Sulfluramida tornou-se o melhor princípio ativo para iscas formicidas granuladas. E a Atta-Kill não parou de inovar, introduzindo tecnologias inovadoras e constantes parcerias técnicas, levando seus produtos a todos as culturas até o controle em gramados amadores, parques e jardins.
Os produtos da família Mirex-S são líderes no mercado brasileiro e também exportados para 16 países da América do Sul, Central e Caribe. Tamanha aceitação se deve à eficiência do produto e às vantagens da formulação da isca granulada em relação aos outros métodos. As marcas Mirex-S e Mipis são as marcas mais lembradas e reconhecidas no mercado, tornando sinônimo de Iscas Formicidas. As Iscas Formicidas Mirex-S apresentam baixo custo, alto rendimento e baixa periculosidade ao homem e ao ambiente. Sua formulação é desenvolvida com baixíssima concentração de princípio ativo e sua aplicação é localizada, atuando apenas no inseto alvo. Além disso, as iscas formicidas Mirex-S são produzidas conforme sistema de gestão de qualidade certificado em conformidade com a NBR ISO 9001:2008 e são de baixatoxicidade, um produto faixa verde (classe toxicológica IV), o que atende a normas e processos de certificações.
Fonte: Russo Jornalismo Empresarial
◄ Leia outras notícias