Outros

INTERCÂMBIO: Agricultores norte-americanos conhecem cooperativismo paranaense

Um grupo de nove agricultores norte-americanos, liderados pelo presidente do Texas Farm Bureau, Keneth Dierschke e pelo seu vice, Dewey Hukill, esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na manhã desta terça-feira (13/03), conhecendo detalhes sobre o cooperativismo e o agronegócio paranaense


Publicado em: 14/03/2012 às 10:00hs

INTERCÂMBIO: Agricultores norte-americanos conhecem cooperativismo paranaense

Eles estavam acompanhados do editor da revista Texas Farm Bureau, Nathan Smith, e do consultor em cooperativismo Nadiel Pacheco Kowalski. As informações sobre as cooperativas foram repassadas pelo assessor técnico e econômico Gilson Martins. Também acompanharam a visita o assistente técnico da entidade, Alexandre Monteiro, e o coordenador da área de Comunicação, Samuel Zanello Milléo Filho. Após a apresentação feita por Gilson, o gerente de planejamento do Senar Paraná, Henrique de Salles Gonçalves e Tânia Moreira, do departamento técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), discorreram sobre o setor agropecuário paranaense e a forma de atuação das duas entidades.

Troca de experiências - Nos Estados Unidos, os visitantes cultivam produtos como milho, soja, algodão e alguns também criam gado. Eles vieram ao Brasil com o propósito de conhecer outros sistemas de produção de alimentos e trocar experiências. O Farm Bureu é uma organização que representa os interesses dos agricultores e comunidades rurais em todo o estado do Texas e presta apoio àqueles que defendem uma alimentação segura e acessível à população. A entidade possui 470 mil famílias associadas e, em âmbito nacional, é filiada à American Farm Bureau Federation, uma rede com mais de seis milhões de membros em todos os 50 estados norte-americanos. No Texas, o setor agrícola rende cerca de US$ 100 bilhões em movimentação econômica para o Estado. No período da tarde, o grupo conhece propriedades de cooperados da Batavo, em Carambeí, e amanhã visitam a Fundação ABC. Depois, seguem para Londrina e Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR

◄ Leia outras notícias