Publicado em: 10/09/2012 às 15:00hs
Usinas na Índia, maior consumidor mundial de açúcar e maior produtor depois do Brasil, devem produzir 24 milhões de toneladas da commodity, abaixo da previsão anterior de 25 milhões de toneladas, disse a Associação Indiana das Usinas de Açúcar (Isma), em comunicado.
Os estoques de açúcar em 1o de outubro, quando começa a nova temporada 2012/13, são estimados em 6 milhões de toneladas, disse a Isma, ante as 5,5 milhões de toneladas do ano passado. Anualmente, o consumo indiano é de cerca de 22 milhões de toneladas.
Analistas acreditam que a Índia, que têm exportado açúcar pelos últimos dois anos, será um país exportador líquido também na temporada 2012/13.
"Olhando para os dados que temos agora, a Índia pode exportar até 3 milhões de toneladas de açúcar, mesmo se as usinas deixarem de lado 5 milhões como estoques de abertura em 1o de outubro de 2013", disse Ashwini Bansod, analista sênior da MF Global Commodities India.
Até agora, o país exportou 3,3 milhões de toneladas de açúcar este ano, incluindo estoques em portos, mas um aumento nos preços locais e uma forte queda nas cotações globais dissuadiram traders de assinarem novos contratos desde julho.
Exportadores indianos estão em negociação para cancelar a venda de mais de 500 mil toneladas de açúcar refinado.
Devido à seca, a produção no principal Estado produtor, Maharashtra, deve ficar em 6 milhões de toneladas, ante as 9 milhões em 2011/12, disse a Isma.
Fonte: Reuters
◄ Leia outras notícias