Outros

illycaffè apresenta crescimento de 60% no mercado brasileiro

CEO da empresa, Andrea Illy, apresenta novo formato do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso e prevê boa safra para este ano


Publicado em: 16/03/2012 às 14:20hs

illycaffè apresenta crescimento de 60% no mercado brasileiro

Andrea Illy, CEO da torrefadora illycaffè esteve em encontro com diversos jornalistas no Hotel Emiliano em São Paulo/SP. Andrea falou sobre diversos assuntos, entre eles a safra de 2011 e previsões positivas no aumento da safra de 2012. Falou também sobre sustentabilidade e evoluções da marca no Brasil e no mundo.

A grande novidade que Andrea deixou para revelar durante o evento foi a mudança do tradicional concurso da marca, Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, que neste ano completa a sua 22ª edição. Com a intenção de dar mais oportunidade aos produtores, o Prêmio será dividido em duas partes. A primeira contará com uma etapa regional (dividida em 10 diferentes áreas produtivas) e a segunda será de âmbito nacional.

Crescimento no Brasil


Outra informação importante foi referente ao crescimento da illycaffè no mercado brasileiro que foi de 60% em 2011. “Além disso, percebemos que o consumidor conhece mais a marca”, declarou Andrea. “A matéria da revista ‘Veja São Paulo’, em que a illycaffè foi eleita por especialistas o melhor café entre os preferidos dos consumidores paulistanos, foi motivo de muito orgulho e de grande satisfação. É resultado de um grande esforço pela qualidade e de uma atuação intensa de nossa equipe .”

O foco da empresa agora é ampliar sua presença no país, incluindo cidades fora do eixo Rio-São Paulo, bem como Recife e Salvador, e desenvolver produtos com conteúdo de serviço, que permita ao consumidor conseguir máxima qualidade na xícara mesmo sem ser um expert.

Nomeação na Organização Internacional do Café

Sobre sua recente nomeação como Presidente do Comitê de Promoção do Café, na Organização Internacional do Café, Andrea declarou ter ficado feliz pela chegada de Robério Silva no cargo de diretor executivo. “Tive a honra de ser convidado para contribuir com o desenvolvimento do mercado, focando também na expansão do consumo do café.”

“O café tem muito valor. Café é saúde, diferenciação, qualidade, sustentabilidade. Todos esses são fatores fundamentais que contribuem para o consumo de café no mundo. O café traz uma experiência sensorial, humor, efeitos estimulantes, sustentável, melhora a saúde e também as condições de vida nos países produtores. Vamos tentar criar uma rede de parceiros, entre produtores, exportadores, indústrias, buscando contribuir também na troca de conhecimento e no alinhamento da comunicação.”

Recorde de qualidade e foco na sustentabilidade


O CEO da illycaffè contou que neste ano houve uma taxa de aprovação recorde nas amostras de café enviadas para avaliação do júri do 21º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso e atestou que isso foi resultado dos 22 anos de parceria e fidelização dos produtores. A entrega do prêmio acontecerá amanhã, dia 16, à noite, em São Paulo.

Além disso, Andrea citou a importância de três tipos de sustentabilidade dentro da empresa: econômica, social e ambiental e citou um manual de boas práticas que é aplicado por técnicos em visitas de campo para ajudar o cafeicultor a aplicar melhores práticas agrícolas, sociais e econômicas. Em 2011, foram realizadas 249 visitas e a illycaffè confirmou a tendência de maior atenção às práticas e sustentabilidade.

 Performance global 

Sobre a marca illycaffè no mundo, Andrea conta que as vendas aumentaram em mais de 10% e que mesmo o ano de 2011 tendo sido cheio de dificuldades em consequência das crises como o Norte da África, Japão e a crise do consumo na Europa, principalmente na Itália e Grécia e nos aumentos do custo do café, o equilíbrio financeiro foi mantido e houve performances de crescimento.
 
Sobre a illycaffè
 

Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora italiana illycaffè produz e comercializa um único blend de café 100% arábica, sob uma única marca, líder em qualidade. Presente em mais de 140 países, o espresso illy está disponível em mais de 50 mil dos melhores restaurantes e bares ao redor do mundo, onde, diariamente, são vendidas mais de 6 milhões de xícaras. A espressamente illy, sua cadeia de franquia de cafeterias no estilo italiano, está presente em mais de 30 países com 230 lojas. Mundialmente conta com aproximadamente 800 colaboradores e um faturamento consolidado de mais de € 305 milhões em 2010. As exportações responderam por mais de 55% do total das vendas. A illycaffè compra café verde arábica da melhor qualidade diretamente dos cafeicultores, por meio de parcerias que se baseiam na sustentabilidade e reciprocidade.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias