Publicado em: 27/07/2012 às 08:00hs
A assembléia de acionistas da illycaffè acaba de anunciar os resultados da empresa em 2011. Ao final do ano, o faturamento consolidou-se em 342 milhões de euros (+12,1% em comparação ao ano passado). O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 45,6 milhões de euros; o lucro líquido atingiu 8,6 milhões de euros.
A Itália continua sendo o principal mercado da marca, regsitrando um crescimento de 12,3%. Globalmente, as vendas fora do país representaram 56% do total, prova da contínua expansão da empresa nos mercados externos.
Uma combinação desafiadora de menor consumo, resultante da crise econômica, e um aumento no custo de matérias-primas, tornou necessária a implantação de uma política equilibrada de redução de custos e aumento de preços, sem negligenciar os investimentos destinados a facilitar um crescimento futuro.
As áreas mais significativas de investimento foram: sustentabilidade, com a obtenção da certificação DNV Responsible Supply Chain Process — que atesta a abordagem sustentável nos processos e nas relações com a cadeia de fornecimento — um passo a mais na qualidade dos produtos, novos produtos na gama já oferecida, comunicação para apoiar a marca (com o novo posicionamento live happilly), educação (com o lançamento do Mestrado em Ciência e Economia do Café, a abertura de novos campi da Università del Caffè e um número recorde de participantes: 21 mil) e no desenvolvimento dos mercados internacionais.
"Estamos satisfeitos com os resultados econômicos de 2011", diz Andrea Illy, presidente e CEO da illycaffè. "Graças à estratégia de longo prazo implantada ao longo dos últimos cinco anos, a empresa foi capaz de enfrentar com sucesso os desafios de um ano particularmente difícil. Abrimos nossa filial chinesa, depois de termos aberto uma no Brasil no ano anterior. Reforçamos a gama de serviços oferecidos internamente e no Horeca (segmento voltado a hotéis, restaurantes e cafeterias), incluindo o sistema Iperespresso nos segmentos Office e Ready To Drink. Além de estudarmos novas fórmulas de distribuição seletiva".
Este ano, a illycaffè pretende continuar sua tendência de crescimento, por meio de investimentos em novos mercados e um aumento nas oportunidades de contato direto com os próprios consumidores, através da estratégia de venda direta e um foco crescente no papel das plataformas digitais como ferramentas de vendas, mas, acima de tudo, para envolver os consumidores no mundo da marca.
Fonte: ADS Comunicação Corporativa
◄ Leia outras notícias