Publicado em: 09/04/2012 às 08:20hs
O II Workshop DFSuin – Especial Agroindústria, propôs a implantação de software de gestão em agroindústria. Organizado pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a ação viabilizará o controle e a mensuração de resultados dos frigoríficos participantes, otimizando os ganhos e o negócio dos beneficiários. Agroindústrias e produtores associados reuniram-se na sede da Associação e Sindicato dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin & SINDISUÍNOS) para entender melhor este processo e futuramente implanta-lo em seus frigoríficos. Com a parceria do Sebrae/DF, a DFSuin já conta com recurso disponível para oferecer o serviço a seus associados.
O presidente da Associação, Alexandre Cenci abriu as atividades do workshop ressaltando as ações que a entidade pretende executar este ano em todos os elos da cadeia suinícola: produção, comercialização e indústria. A indústria é o foco do plano de trabalho deste ano e, com isso, seis ações estão previstas para que este elo da cadeia seja fortificado. Dentre elas está, o workshop para colaboradores dos frigoríficos, com foco em soluções nas áreas de cortes e embalagens, consultoria de cortes para açougues e minimercados atendidos pelos frigoríficos associados, que envolverá campanha promocional do produto suíno diretamente no ponto de venda, consultoria para implantação de software de gestão, consultoria em Boas Práticas de Fabricação e consultoria ambiental.
Para a analista da unidade de agronegócios do Sebrae, Patrícia Ferreira, o software é uma demanda antiga dos frigoríficos e é preciso um estudo individual de cada ferramenta utilizada pelo profissional. “O workshop trouxe a oportunidade de uma análise da demanda individual para que possamos identificar uma ferramenta adequada à necessidade das indústrias de suínos no DF”, diz.
Após a apresentação dos principais projetos referentes a indústria, o consultor na área de tecnologia da informação do Sebrae/DF, Tomás Teixeira, apresentou os benefícios que a utilização de um software de gestão traz para os estabelecimentos comerciais. “Otimização de recurso, tempo e mão-de-obra são alguns dos itens que fazem com que hoje um sistema informatizado seja essencial para a rotina de uma empresa”, diz.
Ivo Jacó, proprietário do frigorífico Sabugy, lembrou que o investimento nesse tipo de ferramenta é muito importante para o trabalho de uma agroindústria e pediu celeridade na efetivação da proposta. “Precisamos que isso saia o mais rápido possível, todos os frigoríficos precisam desse serviço.”, comentou.
“Nesse ano conseguiremos atender de forma efetiva a indústria do DF via PNDS”. Com essas palavras a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, explica que as ações com foco na indústria certamente ampliarão a capacidade e eficiência deste elo da cadeia permitindo aumentar as ações que geram demanda de cortes com qualidade para o mercado do Distrito Federal.
Com o objetivo de acelerar o processo de implantação dos softwares acontecerá ainda nesta semana uma reunião entre consultores do SEBRAE/DF e os frigoríficos interessados para conhecer as necessidades de cada grupo e indicar o sistema mais apropriado.
Fonte: Comunicação ABCS
◄ Leia outras notícias