Outros

Guatambu é destaque na XX avaliação nacional de vinhos da Associação Brasileira de Enologia

As 16 amostras foram comentadas por um painel de especialistas de oito países (Argentina, Brasil, China, Cuba, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai), sendo as percepções de cada vinho compartilhadas com o grande público, composto por nada menos que 850 pessoas


Publicado em: 02/10/2012 às 07:05hs

Guatambu é destaque na XX avaliação nacional de vinhos da Associação Brasileira de Enologia

A XX Avaliação Nacional de Vinhos - safra 2012 - aconteceu no último sábado (29), no Centro de Convenções do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e contou com a participação da Vinícola Guatambu com o vinho Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2012, que foi eleito como um dos 16 vinhos mais representativos da safra, após a avaliação realizada por 120 enólogos, anteriormente ao grande evento, que degustaram 387 amostras de 70 vinícolas, vindas de 7 estados brasileiros.

As 16 amostras foram comentadas por um painel de especialistas de oito países (Argentina, Brasil, China, Cuba, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai), sendo as percepções de cada vinho compartilhadas com o grande público, composto por nada menos que 850 pessoas. Coube ao Doutor em Viticultura e Enologia pela Université de Bordeaux II, na França, e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Alberto Miele, descrever o vinho Cabernet Sauvignon da Guatambu. “Considero este vinho muito equilibrado, e destaco seu excelente aroma de frutas vermelhas” – disse Miele, que também comentou sobre a tonalidade do vinho: “Apresenta uma cor muito bonita, rubi com reflexos violáceos.” O vinho obteve a segunda maior nota (pontuação 89, sendo a máxima 100) da mesa de degustadores convidados, entre os 7 exemplares tintos classificados.

De caráter educativo, o evento, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), tem a finalidade de promover o vinho brasileiro e divulgar práticas da degustação e apreciação dos vinhos, sendo o único do gênero em todo o mundo. Segundo o presidente da ABE, o enólogo Christian Bernardi, "a Avaliação Nacional de Vinhos é uma importante ferramenta para os produtores, além de ser uma vitrine dos vinhos brasileiros.” O evento é considerado o Oscar dos Vinhos Brasileiros, por sua importância e relevância.

A engenheira agrônoma e enóloga Gabriela Pötter, uma das proprietárias da vinícola, comemora: “o ano de 2012 apresentou um clima excelente na Campanha gaúcha, o que proporcionou uma safra de uvas de qualidade, tendo como resultado o vinho que foi escolhido para a Avaliação Nacional e que será lançado em 2013 como Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon Premium”.

Gabriela afirma que alguns fatores, além da questão do clima, foram fundamentais, como as uvas próprias, que garantem qualidade e rastreabilidade da matéria prima. Os vinhedos da Guatambu estão localizados em uma propriedade preservada que apresenta grande biodiversidade do bioma pampa, além de utilizar uma tecnologia inovadora no controle de pragas e doenças, a máquina de calor Lazo TPC (Thermal Pest Control), que substitui a utilização de produtos químicos. “A alta tecnologia na produção e também a utilização de câmara fria para manutenção das frutas e vinificação em temperatura controlada, incluindo maceração pré-fermentativa a frio, auxiliam e muito em um vinho mais complexo e equilibrado”, declara. A vinícola investiu R$175 mil em um laboratório de última geração para a análise e qualidade dos vinhos, com equipamentos importados da Itália.

Fonte: Assessoria de Imprensa GUATAMBU

◄ Leia outras notícias