Outros

Grupo Matsuda inaugura fábrica de produtos peletizados em Tambaú-SP

A fábrica de rações peletizadas da Matsuda Rações S.A. tem capacidade inicial instalada para produção de 450 t/mês de produtos peletizados para bovinos, equídeos, caprinos e ovinos


Publicado em: 06/06/2012 às 07:30hs

Grupo Matsuda inaugura fábrica de produtos peletizados em Tambaú-SP

O Grupo Matsuda inaugurou, com a presença de diretores da empresa, produtores rurais, técnicos e autoridades da região, sua mais nova unidade fabril, a Matsuda Rações S.A., destinada à produção de rações peletizadas para bovinos, equídeos, caprinos e ovinos, no município de Tambaú, em São Paulo. A fábrica de rações peletizadas da Matsuda Rações S.A. tem capacidade inicial instalada para produção de 450 t/mês de produtos peletizados para bovinos, equídeos, caprinos e ovinos. 

A peletização é um processo que melhora a eficiência alimentar dos animais, devido à combinação da umidade, tempo, pressão e temperatura (calor) que gelatinizam ou rompem a estrutura das partículas dos alimentos, melhorando assim a utilização dos nutrientes. Além disso, reduz a segregação ou a separação dos diferentes ingredientes, e garante um consumo balanceado da ração todo o tempo. Também, existe um menor desperdício, devido ao animal não poder separar e consumir os ingredientes de maior palatabilidade. Todos esses fatores combinam-se para melhorar a eficiência alimentar, sendo vantajoso economicamente, apesar do custo/kg do produto ser maior devido o aumento significativo na demanda de energia. A peletização também contribui para diminuir a carga bacteriana e microbiana das rações, evitando a deterioração dos nutrientes e transmissão de patógeno.

Para o presidente do Grupo, Jorge Matsuda, a missão de sua empresa “é fornecer soluções ao agronegócio, com pacotes tecnológicos aos produtores rurais”. Para isso, enfatiza a “necessidade constante de investimentos, ousadia e espírito empreendedor, além da imensa responsabilidade com a produção correta de produtos destinados à nutrição e à saúde dos animais, com o firme compromisso de produzir tecnologia, respeitando o meio ambiente, investindo em sustentabilidade, no bem-estar de gerações e ajudando a desenvolver um grande País”.

Jorge Matsuda explicou que o Brasil “é o quarto maior produtor mundial de rações, atrás apenas dos Estados Unidos, União Europeia e China. Estes quatro produtores juntos são responsáveis por 70% da produção mundial, estimada em 700 milhões de toneladas de rações. No Brasil, em 2010, foram produzidos 61,4 milhões de toneladas de rações, que movimentaram mais de R$ 33 bilhões em matérias-primas. Os produtos peletizados compreendem mais de dois terços das rações do mundo fabricadas industrialmente. E pesquisa comparativa com rações fareladas chegou a índice de conversão alimentar até 6% melhor”.

Disse ainda, em seu pronunciamento durante a inauguração, que, ao entregar essa unidade produtiva ao mercado, “o Grupo Matsuda tem como objetivo produzir rações com a melhor relação custo/benefício. Toda a gestão do processo de fabricação de ração deve estar voltada para atender o produto final com qualidade. Dentre os atributos da nova linha Matsuda Pilates Performance está a não utilização de matéria-prima de origem animal e a utilização de ingredientes selecionados e de alto valor biológico”.

Com essa nova unidade, somada às já existentes em Álvares Machado (SP), São Sebastião do Paraíso (MG), Cuiabá (MT) e Vitória da Conquista (BA), mais as que estão previstas para serem inaugurada nos próximos meses, como Imperatriz (MA), Goianira (GO) e a nova fábrica de rações PET em Cuiabá (MT), o Grupo Matsuda terá no total uma capacidade produtiva de 82 mil toneladas/mês, o que torna o Grupo um dos maiores produtores de suplementos minerais, energéticos, proteicos e rações para pequenos e grandes animais do País.

Os produtos

Inicialmente, a Matsuda Rações S.A. irá produzir a linha de produtos Matsuda Pilates Performance, composta por: Para equinos: Equinos em Crescimento 18/73 - 30kg; Manutenção de Equinos 12% - 30kg; e, Criação de Equinos 15% - 30kg. Para bovinos: Bovinos de Leite em Crescimento 14% - 40kg; e, Bovinos de Leite em Crescimento 16% - 40kg.  Para caprinos: Caprinos Inicial 17% - 30kg; Caprinos em Produção 16% - 30kg; Caprinos em Produção 22% - 30kg; Ovinos Inicial 19% - 30kg; Ovinos em Engorda 16% - 30kg; e, Ovinos em Lactação 16% - 30kg.

Sobre o Grupo Matsuda


O Grupo Matsuda atua hoje em seis segmentos dentro do agronegócio: nutrição animal com a fabricação de suplementos minerais, energéticos e proteicos para bovinos de corte e de leite, ovinos, caprinos e equídeos, hoje com capacidade total de 69 mil toneladas/mês; sementes para pastagens tropicais, a primeira no ranking mundial; equipamentos agrícolas; linha pet (rações para cães e gatos); rações para peixes; e, saúde animal, produzindo medicamentos para bovinos, equídeos, caprinos e ovinos. Sua prioridade é fornecer a seus clientes produtos de alta qualidade, utilizando em tecnologia o que há de mais moderno no mercado. Busca, assim, preservar sua marca que hoje ocupa uma posição de destaque no agronegócio nacional.

Mantém unidades fabris em Álvares Machado – SP, Cuiabá - MT, São Sebastião do Paraíso – MG e em Vitória da Conquista – BA. Possui pontos de distribuição em Ji-Paraná – RO, Curitiba – PR, Campo Grande – MS, e em Goiânia – GO. Além de 200 representações no Brasil. Exporta para 26 países na América do Sul e América Central.

Fonte: TaxiBlue Comunicação Estratégica

◄ Leia outras notícias