Publicado em: 19/04/2013 às 08:10hs
Essa nova ferramenta do sistema de gerenciamento da descarga de grãos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) auxilia na redução do tempo de espera e agiliza o processo de escoamento dos grãos.
Novidade - A novidade está funcionando desde o início deste mês. Em fase de adaptação, em 180 dias a eficácia da ferramenta será analisada e eventuais falhas serão corrigidas. “Sabendo que o celular é de uso comum a todos – hoje todos têm um aparelho – e sabendo da necessidade constante de melhorias no sistema, criamos essa nova ferramenta que vai agilizar ainda mais o escoamento das safras pelo Porto de Paranaguá”, explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Criação - O novo sistema foi criado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em conjunto com o Departamento de Informática da Appa. O envio será feito pela central contratada.
Outros meios - Os outros meios de chamada dos motoristas para a descarga continuam funcionando. No Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, para isso, existem os avisos sonoros e as listas afixadas em frente aos guichês dos operadores.
Atenção – Para poder utilizar a funcionalidade do envio da liberação por SMS, na hora de realizar o cadastro do caminhão na origem, para ser liberado a descarregar em Paranaguá, é preciso informar o celular do motorista no Carga Online. O número do telefone do condutor já era requisitado no cadastro. Mas agora, com o uso desta funcionalidade, a Appa pede especial atenção dos operadores para informar corretamente os telefones e assim, evitar possíveis falhas. “Agora, para que essa nova ferramenta funcione, é preciso que todos façam sua parte corretamente. Se a origem deixar de cadastrar o celular do motorista, o atraso na descarga continuará acontecendo”, afirma Dividino.
Procedimento - Cadastro preenchido corretamente, o caminhoneiro segue com a carga até o Pátio de Triagem, onde aguardará para a descarga. Assim que o terminal liberar, o motorista recebe a mensagem para se dirigir imediatamente para o terminal que receberá os grãos. Além da vantagem de chegar em tempo real junto com a liberação ao motorista, a SMS tem a vantagem de possibilitar ao operador verificar o horário de envio da liberação e se a mesma foi recebida pelo motorista. Em caso de falha, a mensagem pode ser reenviada.
Prática – De Mafra, Santa Catarina, João Carlos aguarda para descarregar soja no Porto de Paranaguá. Esta é a terceira viagem dele desde a semana passada. Nas duas anteriores, eles já recebeu o aviso pelo celular. “É mais prático, porque às vezes, aqui esperando, a gente não escuta o autofalante e acaba não indo a tempo para a descarga. Mas por celular é mais fácil, pois está comigo, ligado vinte e quatro horas por dia”, garante.
Aprovação - Também de Mafra, o motorista Ivonei Fabris conta que a primeira vez que recebeu a mensagem até achou que fosse engano. Porém, ele diz que agora que sabe que é de verdade, aprova. “Eu acho que ajuda muito. Na última vez que recebi, estava estacionado no meu setor, chegou a mensagem e saí. Deu tudo certo. Só de não ter que ficar esperando em fila, já está ótimo”, conclui.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Appa
◄ Leia outras notícias