Outros

Gestão de investimentos, de riscos e de portfólio, somadas à eficiência operacional são competências essenciais para a agroindústria brasileira, aponta Accenture

A capacidade produtiva da agroindústria brasileira triplicou nos últimos dez anos como resposta à modernização dos processos produtivos, ampliação das áreas cultivadas e ao investimento de empresas nacionais e estrangeiras.


Publicado em: 26/01/2012 às 17:30hs

Gestão de investimentos, de riscos e de portfólio, somadas à eficiência operacional são competências essenciais para a agroindústria brasileira, aponta Accenture

Apesar do cenário positivo, a resposta dos players de agronegócio precisará de muito mais rapidez ante as perspectivas de crescimento da demanda mundial por produtos agrícolas, que deve subir 60% até 2030, de acordo com projeções da ONU.

Essa é a conclusão do estudo da Accenture Achieving High Performance in the Agribusiness Industry, que analisou 56 players do setor no mundo, com rendimentos anuais acima de US$ 1 bilhão e em quatro áreas de atuação principais: etanol e açúcar, grãos, proteínas e laticínios.

O material desenvolvido é parte dos esforços da Accenture em contribuir para a alta performance nesse segmento, o que inclui um centro de soluções para a área de agronegócios, lançado no Brasil. Hoje, mais de 60 pessoas trabalham no local focadas nessa indústria e no desenvolvimento de soluções para todas as regiões do globo. A área foi escolhida pela empresa como um dos setores-chave para o crescimento no país, tendo o Brasil como um hub de conhecimento.

O estudo da Accenture mostra ainda que dentre os principais obstáculos para o crescimento e a competitividade do setor destacam-se a falta de capacidade das empresas em planejar e gerenciar efetivamente seu portfólio de investimentos, além da dificuldade em garantir a eficiência operacional – em especial após processos de fusão.

Com isso, para se posicionarem em um mercado competitivo, as empresas de agronegócio de alta performance precisam ser capazes de construir escalas globais em pesquisa e produção por meio de modelos de expansão e consolidação. De acordo com a pesquisa, as cinco melhores empresas no setor de grãos, por exemplo, alcançaram lucro entre 11,6% e 17,8% sobre o investimento, se comparadas com a média do setor, que foi de 6.9%. As duas principais companhias do setor de etanol e açúcar tiveram retorno de 17,3% e 14,4% respectivamente, ante uma média de 7,3%. Além disso, players do setor de carnes e laticínios alcançaram até o triplo de retorno sobre o investimento da média das companhias.

O Brasil é um dos melhores locais no mundo para produção intensiva de gêneros alimentícios, tendo em vista a ampla disponibilidade de solos férteis, incidência solar e água. No entanto, o país sofre com gargalos na infraestrutura e dificuldades de acesso ao crédito. Os atributos naturais somados à implantação de soluções para melhorar a eficiência produtiva transformaram o país no maior exportador global de quatro commodities de peso no mercado internacional: açúcar, café, aves, carnes e suco de laranja, além de ser o segundo maior em grãos de soja e milho.

Para atender essa demanda crescente, o Centro de Agronegócios da Accenture ganha um novo espaço com demonstrações e oferece soluções empresariais avançadas como: gerenciamento de riscos e de investimentos, automação, planejamento logístico, análise de dados, sustentabilidade e rastreabilidade. Hoje, o setor de agronegócios da Accenture tem como clientes as principais empresas no Brasil e no mundo em cada uma das quatro áreas de atuação principais – etanol & açúcar, grãos, proteínas e laticínios.

Sobre a Accenture

A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, com cerca de 244 mil profissionais atendendo a clientes em mais de 120 países. Combinando experiência ímpar, conhecimento profundo sobre todos os setores econômicos e funções de negócio, e extensa pesquisa junto às mais bem-sucedidas organizações no mundo, a Accenture colabora com seus clientes, quer sejam empresas ou governos, para ajudá-los a alcançar altos níveis de performance. A companhia teve receitas líquidas de U$21,6 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2010. Sua página na internet é www.accenture.com.

Fonte: Burson-Marsteller Brasil

◄ Leia outras notícias