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Game corporativo reforça princípios organizacionais de produtora de grãos de Mato Grosso

Treinamento online "Missão O TELHAR" foi desenvolvido pela BASF exclusivamente para O TELHAR Agropecuária Desde janeiro mais de 300 colaboradores já utilizaram a ferramenta


Publicado em: 17/12/2012 às 09:38hs

Game corporativo reforça princípios organizacionais de produtora de grãos de Mato Grosso

Inovar e comunicar de forma rápida e consistente os princípios organizacionais, como missão, visão e valores aos colaboradores. Foi com essa proposta que a O TELHAR Agropecuária, produtora e comercializadora de commodities, com sede em Primavera do Leste (MT), implementou o jogo “Missão O TELHAR” na comunicação com seu público interno e partes interessadas.

Idealizada com exclusividade pela BASF, empresa química líder mundial e uma das principais parceiras da empresa agrícola, e desenvolvida pela Aennova, especializada na concepção e desenvolvimento de games para fins corporativos, a ferramenta segue a tendência do uso de jogos no processo de aprendizagem, interatividade e treinamento no ambiente corporativo.

“Criar um ambiente virtual ideal ao processo de aprendizagem destinado a grupos grandes e diversificados de pessoas não foi tarefa fácil. Para auxiliar a O TELHAR nessa ação, sugerimos um projeto que compreendesse a integração e a imersão dos usuários”, afirma Francisco Fienga, Diretor de Vendas Cereais da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil e responsável pela iniciativa.

Inédito no segmento agrícola e gratuito, o Missão O TELHAR permite à Companhia agrícola expandir suas premissas organizacionais, como capacitação humana, sustentabilidade e produtividade, alinhando o discurso com todo público interno, em especial na capacitação dos novos colaboradores. Além dos colaboradores, a ferramenta interativa também pode ser utilizada junto a outros públicos, como parceiros, estudantes, comunidade e escolas agrícolas e técnicos em agricultura da região.

Desde que entrou em operação, em janeiro de 2012, o jogo corporativo capacitou mais de 300 colaboradores. Desses “jogadores” capacitados, 87% relataram que o treinamento proporcionou uma assimilação de conteúdo maior e mais eficaz do que outra ferramenta de treinamento já utilizada.

“Somos uma empresa relativamente jovem. No Brasil tivemos um crescimento excelente, mas esse avanço requer muito treinamento e alinhamento das equipes. A partir de iniciativas como esta procuramos transmitir de forma ágil e objetiva nossos princípios e nossa forma de fazer negócios aos diversos públicos que se relacionam conosco”, observa Glaydson Rufino Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Compromisso com a Comunidade da O TELHAR.

No Missão O TELHAR o jogador atua como se fosse o fundador da Companhia e se depara com diferentes oportunidades para fechar negócios. Porém, antes disso, deve entender o contexto do mercado, buscar parceiros que produzam o que ele está procurando e assegurar que as futuras parcerias estejam em consonância com os princípios da O TELHAR.

Segundo Fienga, a aceitação de jogos como forma de transmissão de conhecimento tem aumentado: “É possível observar como os jogos tem auxiliado empresas e instituições de ensino a transmitir conteúdos diversos. Isso se deve ao fato de que os jogos, graças a seu formato lúdico, facilitam a absorção e assimilação de mensagens corporativas”.

Sunami Chun, diretor executivo da Aennova, confirma a tendência e faz alusão ao fato da sociedade viver um excesso de informações. “Na realidade atual do meio corporativo, na qual estamos disputando a atenção do colaborador com diversas informações, usar tecnologia a favor do aprendizado por meio da simulação de uma situação real, que é o caso do game corporativo em questão, é uma estratégia para que o conhecimento possa ser disseminado para todos os colaboradores de forma eficaz, prática e envolvente”.

O jogo está disponível por meio do site www.missaootelhar.com.br. Em virtude do sucesso, O TELHAR já prevê expandir seu escopo em outros quatro novos módulos.

Fonte: X Comunicação

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