Outros

FMC lança fungicida para controle das principais doenças da soja no PR

Principais produtores da região estavam presentes, mais de 180 pessoas participaram; formulação inédita faz do produto Locker a solução mais completa do mercado


Publicado em: 24/07/2012 às 08:40hs

FMC lança fungicida para controle das principais doenças da soja no PR

A FMC Agricultural Products, uma das maiores empresas do segmento de defensivos agrícolas do país, lançou seu produto inovador Locker, na última sexta-feira (20), no Hotel Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu (PR). Os principais produtores de soja região estavam presentes, mais de 180 pessoas participaram. O Locker no Paraná está em fase de cadastramento estadual, portanto ainda não está sendo comercializado na região.
 
Dessa forma, a FMC chega com força no mercado de fungicidas e disponibiliza a formulação inédita Locker, criado para atender às necessidades mais recentes dos produtores, ao agir no controle de doenças como a mancha alvo (Corynespora cassiicola), mancha olho de rã (Cercospora sojina), mancha parda (Septoria glycines), oídio (Mycrosphaera difusa) e antracnose (Colletotrichum truncatum). “Locker é um fungicida sistêmico, sendo o primeiro produto a possuir triplo modo de ação. Desenvolvido e lançado no Brasil, para controle de doenças foliares da soja e do trigo. Sem dúvidas, trata-se de um grande avanço no tratamento de doenças para ambas as culturas”, explica Flávio Centola, Gerente de Produtos fungicidas da FMC.
 
Durante o evento, o pesquisador do Instituto Phytus e da Universidade Federal de Santa Maria, Ricardo Silveiro Balardin, abordou sobre as principais doenças da soja no Brasil e como manter a soja saudável para aumentar a produtividade nas lavouras baseadas nas pesquisas realizadas pelo Instituto. “ A principal doença que atacou as lavouras da Região Sul foi o oídio”, destaca. Balardin também destacou a importância do manejo integrado e a proteção nas lavouras. “Temos que estar preparados principalmente diante do cenário das doenças nos cultivares que estamos presenciando em diversas regiões, não adianta aplicar o fungicida quando a doença já está instalada. Ainda não estamos controlando adequadamente as doenças na soja, evoluímos muito, mas precisamos melhorar com relação a proteção”, explicou Balardin.
 
Centola destacou a estratégia da FMC para o mercado e abordou as principais características do fungicida Locker como o efeito sinérgico e equilibrado de seus ativos, que proporcionam importantes benefícios ao produtor, como: amplo espectro de controle de fungos e excelente efeito residual. “A formulação avançada do Locker é capaz de extrair a máxima eficácia dos seus três componentes, e essa é nossa grande conquista”, destaca Centola, complementando que “ao adquirir um produto com amplo espectro de controle, o produtor passa a ter um melhor manejo fitossanitário de sua lavoura”. Outro diferencial do manejo é a indicação de posicionamento dos produtos ao longo do ciclo, de maneira rotacionar ingredientes ativos.
 
O Diretor Comercial da FMC, Carlos Alberto Baptista, agradeceu a presença de todos os participantes dizendo que o Brasil não é só um País do futuro e sim do presente destacando sua importância econômica no cenário mundial com destaque para o agronegócio. Baptista também apresentou um panorama do mercado de proteção cultivos no Brasil ressaltando o investimento da FMC em novas tecnologias. “Estamos com uma meta de crescimento e vamos continuar desenvolvendo novos produtos com qualidade e trabalhando juntos para que o Brasil cresça e produza cada vez mais”, destacou.
 
Para comemorar o lançamento do Locker na região, a FMC realizou um jantar para os produtores com a dupla sertaneja paulistana Lucylla & Lucyana, que tocou modas de viola para todos.
 
Expectativas dos Produtores

 
O produtor de soja de Chapadão do Sul (MS), Darci Agostinho Boff, fala de sua expectativa com relação ao Locker e destaca a principal doença que ocorreu na sua região..“Tivemos perda de produtividade por conta de ferrugem asiática na região de Chapadão do Sul (MS). Outros produtos já trabalhavam com a mistura de dois ingrediente ativos para controlar as doenças da soja e o Locker terá três modos de ação, o resultado deve ser bom. Ainda não experimentamos na região e queremos comprovar os resultados”, destaca.
 
Já para o produtor de soja de Palotina (PR), Amauri Dazzi, as doenças como oídio, antracnose e ferrugem asiática já chegaram nas lavouras da região. “Em Palotina, já trabalhamos com outros produtos para melhorar a eficiência nas lavouras, agora com o Locker o produto já está conta com três modos de ação e pronto para o uso. Dessa forma, a FMC vem em uma evolução constante no mercado agrícola atendendo as nossas necessidades com suas tecnologias”, destaca.

Fonte: Alfapress Comunicações

◄ Leia outras notícias