Outros

Fertilizantes customizados vão permitir maior produtividade

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, considerou de grande importância para a agropecuária baiana a implantação no Estado do complexo industrial de fertilizantes do grupo chileno-francês SQM Vitas


Publicado em: 07/03/2012 às 16:50hs

Fertilizantes customizados vão permitir maior produtividade

Trata-se da maior fábrica de fertilizantes hidrossolúveis do Norte e Nordeste do País, que será inaugurada nesta quarta-feira, (7), no município de Candeias, a 46 km de Salvador.

Na tarde desta segunda-feira, (5) o diretor geral da SQM Vitas Brasil, Leandro Reneu Ries, e a presidente da Vitas, Karina Kuzmak-Bourdet, foram recebidos pelo secretário Eduardo Salles, que confirmou presença no ato de inauguração da indústria. A SQM Vitas resulta da parceria dos grupos SQM (Chile) e Roullier (França). Os investimentos atingem US$ 10 milhões, e até o final de 2012 serão gerados mais de 120 empregos diretos.

De acordo com o diretor geral da SQM Vitas Brasil, Leandro Reneu, a indústria vai produzir fórmulas customizadas e adaptadas às várias regiões do Estado, o que vai implicar em maior produtividade e competitividade.

Salles, que estava acompanhando pelo superintendente de Atração de Investimentos, Jairo Vaz, afirmou que a Seagri apóia o investimento, que trará benefícios para a agropecuária, e se colocou à disposição para agendar visitas e reuniões com as diretorias da Codeba e do Porto de Aratu, para discutir as demandas da nova indústria. A SQM Vitas Brasil vai movimentar grandes volumes em exportação e importação.

Com a inauguração da SQM Vitas Brasil, a agropecuária baiana passa a contar com uma nova opção em nutrição vegetal e nutrição animal de especialidade e higiene profissional, linhas de alta qualidade e elevado valor agregado para potencializar a produtividade na agricultura e na produção animal.

A indústria terá capacidade para produzir até 270 mil toneladas de produtos por ano. A linha de produção entrou em funcionamento na semana passada e deve trabalhar cerca de 70% da sua capacidade no primeiro ano. Com a planta em Candeias, a expectativa é faturar em torno de R$ 160 milhões.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias