Outros

Falta de experiência não é entrave para conquistar vaga nos programas de trainee

Especialista ensina como os candidatos devem se preparar para participar de um processo seletivo


Publicado em: 26/07/2012 às 07:40hs

Falta de experiência não é entrave para conquistar vaga nos programas de trainee

Nos programas de trainees, nem sempre a vaga disputada está relacionada à pouca experiência ou vivência anterior do candidato. Segundo Manoela Costa, gerente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees. , embora a pouca prática seja uma ameaça, é possível contornar o risco com um bom marketing pessoal e atitudes estratégicas no momento da seleção.

“Muitas vezes, mérito supera a experiência. O potencial de liderança, por exemplo, é extremamente valorizado pelos recrutadores e é comum que, ao selecionar um candidato, a prioridade caia sobre aqueles que detêm características essenciais para uma boa gestão, como facilidade de trabalho em equipe, criatividade e dinamismo”, ensina Manoela. “Portanto, qualquer atividade que ateste seu espírito empreendedor será notada, inclusive encabeçamento de projetos anteriores, mesmo que sem relação com o cargo pretendido ­ou envolvimento com atividades acadêmicas e sociais”, conta.

A consultora acrescenta algumas dicas para os candidatos que desejam participar de um processo de seleção para programa de trainees:

Foco no cargo e área de atuação: faça uma análise da companhia e do emprego ambicionado, comparando-os com seu perfil profissional. Pondere quais características são fundamentais para um bom desempenho das funções e quais não são. Assim, conhecerá os erros que não pode cometer e as qualidades que deve destacar para ganhar a atenção do recrutador. Procure também atualizar-se sobre o mercado em que deseja se estabelecer para que, mesmo sem prática, consiga transmitir confiança e domínio sobre o assunto.

Reverta falta de experiência em oportunidade: ao invés de se colocar em desvantagem perante os concorrentes, que tal transformar sua experiência diferenciada em algo positivo? Tente descobrir como você, equipado com uma visão exterior, pode colaborar para o crescimento da área. Só tome cuidado para não sugerir alternativas inviáveis e acabar incitando a ideia de que não compreende totalmente o funcionamento do setor.

Não ser selecionado não significa que não esteja capacitado: a enorme concorrência dos programas de trainees torna as chances de sucesso escassas. Portanto, continue investindo em sua carreira e esteja ainda mais preparado para a próxima oportunidade.

Page Talent é a unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees.

Presente em 21 países e responsável pela contratação de mais de 3 mil profissionais na América Latina, a Page Personnel é dedicada ao recrutamento de profissionais de suporte à gestão e primeira gerência. Está há 5 anos no Brasil e hoje já representa a 3ª operação da Page Personnel no mundo.

Fonte: Conteúdo Comunicação

◄ Leia outras notícias