Outros

Evento abordará desafios e perspectivas para o segmento sucroenergético de MT

O segmento sucroenergético em Mato Grosso se fortalece a cada ano, sendo considerado o terceiro ramo da indústria que mais contribui para desenvolvimento do Estado.


Publicado em: 31/05/2012 às 08:50hs

Evento abordará desafios e perspectivas para o segmento sucroenergético de MT

Para 2012, a perspectiva é de produção de 14 milhões de toneladas de cana de açúcar, 850 milhões de litros de etanol e 480 mil toneladas de açúcar, e as empresas se mobilizam para aperfeiçoar os produtos e processos diante dos desafios, como a logística, a produção sustentável e a necessidade de investimentos em inovação. Estes são assuntos pertinentes ao setor e serão discutidos durante o 3º Encontro Sucroenergético de Mato Grosso, que reunirá indústrias, fornecedores e profissionais da área para debater as questões e propor soluções para atender às exigências do mercado. O evento será realizado amanhã (31), das 7h30 às 17h, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em Cuiabá.

O 3º Encontro Sucroenergético de Mato Grosso é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) em parceria com o Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool) e a empresa Eutectic Castolin. "Mato Grosso é destaque na produção do etanol e açúcar, e as indústrias do segmento preocupam-se com a produção sustentável, tanto que, todos os anos, as empresas unem esforços com o Senai-MT para realizar este evento. E o resultado é o estímulo da discussão de temas voltados ao mercado regional e troca de experiências acerca das oportunidades para alcançar a eficiência produtiva alinhada à responsabilidade socioambiental", destaca o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.

O evento contará com apresentação temas simutâneos sobre o mercado e orientações técnicas acerca das novas tecnologias adotadas no processo industrial. Entre os destaques estão as palestras 'Gestão da Inovação' e 'Setor Sucro Alcooleiro: Desafios e Percalços'. Esta última será ministrada pelo diretor executivo do Sindalcool, Jorge do Santos, que apresentará o diagnóstico do setor sucroenergético no país, feito por meio do projeto Ceise Br Sucrotrends. Quanto ao mercado regional, ele ainda aponta a logística do Estado como um dos entraves ao desenvolvimento do sucronergético, complementado agora com a proposta de zoneamento agroecológico da cana de açúcar. E, de acordo com ele, para superar esses desafios, as alternativas são os investimentos em inovação para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, como a bioeletricidade e a fabricação de papel e MDF.

O 3º Encontro Sucroenergético de Mato Grosso conta, ainda, com o apoio das empresas Alcamo, NB Distribuidores, JF Parafusos, Agro Amazônia – John Deere, Metal Barra, JMS Montagem e Manutenção Industrial, Rolcor Rolamentos e Kairos. Mais informações sobre o evento, pelo número (65) 3611-1539.

Fonte: Senai-MT

◄ Leia outras notícias