Outros

Erechim sedia Seminário de Política Estadual da Agroindústria Familiar

O I Seminário Regional de Política Estadual da Agroindústria Familiar, realizado em Erechim, nesta quinta-feira (25/10), no auditório do Colégio Agrícola, contou com a participação de 120 pessoas entre produtores rurais, técnicos e extensionistas da Emater/RS-Ascar, além de lideranças locais e regionais


Publicado em: 26/10/2012 às 14:20hs

Erechim sedia Seminário de Política Estadual da Agroindústria Familiar

O objetivo foi debater, refletir e levar informações sobre ações e politicas públicas que estão sendo direcionadas através do Programa da Agroindústria Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do qual faz parte o Programa Sabor Gaúcho.

Para o secretário Ivar Pavan, que participou do evento, esta é mais uma etapa de qualificação das agroindústrias. “Esta é a agricultura do futuro”, disse. Durante o seminário, as orientações estiveram focadas nas formas de adesão ao programa, estruturação das agroindústrias e legislação. Na parte da manhã, foi realizada palestra com o diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (DACA/SDR), Ricardo Fritsch, que detalhou a Política Estadual de Agroindústria Familiar e o Programa Sabor Gaúcho. “O governo está desenvolvendo vários programas para fortalecer a agricultura familiar, que é responsável pela produção de alimentos”.

Para este desenvolvimento, Fritsch destacou a necessidade de organização dos agricultores e de agregação de valor à produção. “O produtor precisa produzir, e agregar valor e comercializar”. O diretor do DACA também observou que este apoio à comercialização vem sendo dado através da realização de feiras, citando com exemplo a Expointer, em Esteio, e a Festa Di Bacco, em Erechim. Fritsch também orientou sobre outras ações, como legislação ambiental. Dentro destas ações do programa, Fritsch também chamou a atenção para a importância da qualidade do produto e de os produtores usarem embalagens atrativas. Segundo ele, a SDR auxilia os produtores na elaboração de embalagens.

Conforme dados da SDR, o RS tem mais de 7.600 agroindústrias na informalidade. A meta, até 2014, é de que pelo menos mil agroindústrias estejam incluídas no Programa e outras mil, cadastradas.

A programação do seminário teve sequência à tarde, com formação de grupos e discussões sobre três eixos de trabalho: comercialização, gestão e formalização. Nestes grupos, foram diagnosticadas as demandas da região, por meio da metodologia FOFA, que aponta as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças em relação às agroindústrias. Também foram definidos os delegados que vão representar a região no Seminário Estadual de Agroindústria programado para o ano que vem.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Valmir Dartora, o fortalecimento da agricultura proporciona o desenvolvimento da região e a geração de renda, fortalece as ações da extensão rural e oportuniza a sucessão na agricultura familiar. Dartora elencou ainda um conjunto de ações que integram as politicas públicas que, somadas ao cooperativismo e ao associativismo, ajudam a alavancar o desenvolvimento local e regional. Dentro do processo de incremento à comercialização, Dartora destacou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Durante o evento, foram entregues certificados para cinco agroindústrias que aderiram ao Programa Sabor Gaúcho e também foram escolhidos os delegados que vão representar o Corede Norte no Seminário Estadual de Agroindústrias, previsto para ocorrer em 2013.

O Seminário foi promovido pelo Departamento de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (DACA/SDR) e Emater/RS-Ascar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias