Outros

EPAMIG participa do Festival Gastronômico de Maria da Fé ? Minas Gerais

O azeite produzido nos Contrafortes da Mantiqueira será destaque na edição 2013 do Festival Gastronômico de Maria da Fé, no Sul de Minas, que será realizado entre os dias 27 a 31 de março


Publicado em: 21/03/2013 às 17:40hs

EPAMIG participa do Festival Gastronômico de Maria da Fé ? Minas Gerais

Durante os cinco dias do evento os participantes poderão visitar os olivais da Fazenda Experimental da EPAMIG, em Maria da Fé, onde conhecerão viveiros de mudas de oliveiras e máquina para processamento do azeite extravirgem (importada pela EPAMIG da Itália). Também integrará a programação do Festival, o projeto "Ciência Móvel EPAMIG", criado com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia agropecuária. Trata-se de um ônibus com um pequeno laboratório para demonstração das pesquisas e publicações técnicas desenvolvidas pela Empresa. Por meio desse projeto, os participantes poderão degustar o azeite que é processado na Fazenda Experimental da EPAMIG.

A programação do Festival Gastronômico de Maria da Fé 2013 ainda inclui: curso de degustação de azeite; oficinas técnicas de culinária ao ar livre; praça de alimentação com pratos à base de batata, azeite, pinhão e alimentos orgânicos; espaço do azeite: comercialização de azeite, mudas de oliveiras e cosméticos à base de oliva; feira de artesanato e shows.

Mais informações: pelo site www.portalmariadafe.com.br e pelos telefones (35) 3662-1463 / 3662-1135

Azeite dos Contrafortes da Mantiqueira

O primeiro processamento de azeite extravirgem em Minas Gerais, em 2008, foi feito pela EPAMIG em máquina artesanal. Em 2009 o Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite adquiriu o extrator de azeite, importado da Itália, e passou a processar o óleo em parceira com a Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), constituída em 2009, que reúne produtores de municípios dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Da produção de azeitona dos Contrafortes da Mantiqueira, 98% são processados na EPAMIG, em Maria da Fé. "A estimativa para 2013 é que sejam processados cerca de 10 mil litros de azeite extravirgem, resultantes de uma produção regional de 80 mil toneladas de azeitonas", calcula o pesquisador da EPAMIG Luiz Fernando de Oliveira

Certificação de origem

Para garantir a genuinidade e a qualidade do azeite extravirgem produzido nos Contrafortes da Mantiqueira, a EPAMIG e a Assoolive deram início ao processo de registro de indicação geográfica e denominação de origem deste produto. Em dezembro do ano passado fiscais federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro participaram de visita técnica à Fazenda Experimental da EPAMIG, em Maria da Fé e a olivicultores da região. De acordo com a Coordenadora de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do MAPA, Beatriz Junqueira, os técnicos especializados em indicação geográfica e classificação de bebidas avaliaram a delimitação geográfica sugerida e conheceram algumas propriedades na região.

Segundo o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da EPAMIG, Marcelo Alves, caso obtido, será o primeiro registro de origem de azeite no Brasil e na América Latina. "Esse registro garante e amplia o acesso a mercados internos e externos, além de viabilizar a organização da produção e a busca do lucro coletivo", disse.