Outros

Encontro de Mulheres da COCARI é recorde de público e de animação

A Cocari realizou neste sábado (2/6), o tradicional Encontro de Mulheres Cooperativistas


Publicado em: 05/06/2012 às 08:05hs

Encontro de Mulheres da COCARI é recorde de público e de animação

Com presença recorde de 1.250 cooperadas e esposas de cooperados, elas vieram das nove regionais da área de ação da cooperativa no Paraná, sendo: Aquidaban, Cruzmaltina, Itambé, Kaloré, Mandaguari, Marialva, Marilândia do Sul, São Pedro do Ivaí e Rio Branco do Ivaí, e tomaram conta do espaço da Associação Atlética Cocari, em Mandaguari.

Susto positivo – O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, disse que a cada ano, a Diretoria e a equipe de organização tomam um susto quando veem o salão cheio. “Mas é um susto positivo, é uma surpresa porque a gente não esperava o número de mulheres que tivemos hoje aqui. Encheu o salão. E para nós é uma surpresa agradável. Eu acho que o dia foi surpreendente. Eu estive conversando com algumas associadas, e elas gostaram muito da palestra, este ano com mais opções de brincadeiras, com mais diversificação e o objetivo nosso é fazer diferente, é poder atender aos anseios das mais de 1.200 mulheres, o que é um desafio a cada ano.”

Trabalho em equipe – Sebold elogiou o trabalho em equipe que possibilitou a realização desse grande evento. “Ninguém faz isso sozinho, existe uma equipe que se mobiliza, existe uma equipe que tem de colocar isso em prática, pessoas que passam a noite trabalhando para poder fazer com que isso aconteça”, reconheceu.

A família cooperativista – Vilmar Sebold salientou que o Encontro de Mulheres reafirma a importância, a valorização, o respeito devido às mulheres. “Elas são importantes para a Cocari e fazem parte do dia a dia da cooperativa, fazem parte da vida da Cocari”, reforça. “Nos momentos de dificuldade, como foi o caso da última safra de verão, com a frustração que nós tivemos em toda a nossa região, elas sofrem junto, elas participam disso com a família, com o marido, com as preocupações e participam também da Cocari o tempo inteiro. Então, nada mais justo. Nós temos o dia das esposas e das associadas, daqui a alguns dias teremos o dia dos associados e depois dos jovens. Eu acho que, com isso, nós conseguimos atingir a família, que é o grande objetivo nosso no processo de conscientização, de união e de integração”, concluiu o presidente. 

Energia positiva – Para o vice-presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, o Encontro de Mulheres transmite uma energia muito positiva. “É um encontro muito bom, é fantástica essa energia positiva que vocês passam para a gente. Nós fazemos alguns encontros durante o ano, como os dias de campo, e, na minha visão, o Encontro de Mulheres dá início ao que a gente diz ‘de família’. Nós começamos a trabalhar agora com as mães, com as esposas, com vocês, mulheres. Depois vamos trabalhar com cooperados e também com os jovens daqui a alguns dias, sempre ressaltando a importância da família, que é um princípio importante para a Cocari”, ressaltou.

Cooperativismo à moda brasileira – Dr. Marcos comentou sobre a viagem recente que fez à Itália e Alemanha, onde teve a oportunidade de conhecer a força do cooperativismo em nível mundial. “Pude perceber que o Brasil é um país diferenciado nesse aspecto, e a Cocari mais ainda por realizar esses eventos. Lá fora não é dessa forma. Essa maneira de se relacionar, essa maneira de conviver uns com os outros, isso não existe. E vocês, mulheres, são essas pessoas que dão força para a gente poder continuar no processo e no trabalho do dia a dia. Vocês dão força para os seus maridos no campo, neste ano, principalmente, de seca, com a dificuldade que nós passamos na lavoura, a produção caiu muito, e vocês estiveram junto e empenhadas, fazendo e ajudando para que os maridos pudessem conduzir o trabalho da melhor forma possível”, destacou Dr. Trintinalha.

Mulheres que dão um show
– A primeira atividade do dia foi a palestra “Mulheres que dão um show”, com o mágico e palestrante internacional Bianko, um pesquisador de humor e comportamento positivo, que transmite com originalidade mensagens e conhecimento, por meio da mágica. Com intensa interatividade, o palestrante arrancou gargalhadas e prendeu a atenção das mais de 1.200 mulheres que, no decorrer da palestra, recebiam mensagens de como a atenção na realização  de suas atividades pode fazer diferença em pequenas conquistas. E que virtudes como a paciência, a proatividade e a persistência podem trazer resultados positivos no dia a dia. Ele mostrou também que o bom humor é fundamental no cotidiano e que o medo é um sentimento importante. “Eu faço essa palestra ‘Mulheres que dão um show’ tentando ressaltar todos esses pontos importantes para as mulheres que sabem que têm de ser valentes, têm de enfrentar desafios e serem bem humoradas ao mesmo tempo, que têm de trabalhar em time, em equipe, têm de cooperar para evoluir, enfim, dar um show no que fazem”, disse o mágico.

 A arte de comunicar  – Segundo Bianko, o que a mulher tem de melhor é o talento natural, o extinto e a comunicação.  “Enquanto o homem é econômico em comunicação, a mulher é muito mais ampla, ela consegue ser mais abrangente, ser mais cativante”, completou, argumentando que o formato lúdico de suas apresentações tem o objetivo de tornar as mensagens mais agradáveis, mais interessantes e para fixar melhor. “Sempre que você alia a mensagem com alguma coisa lúdica, aquilo repercute melhor. Ao contar piadas sobre determinado assunto, ao fazer uma mágica impactante, a pessoa vai se lembrar sempre daquilo ao vivenciar aquela situação. Então minha intenção, nessa manhã, foi tentar trazer essas coisas diferentes para elas, e para surpreendê-las porque tudo que é previsível, não emociona. Se a pessoa já sabe o que a espera, aquilo acaba caindo no lugar comum, então ser surpreendente é sempre importante. E a mágica tem essa função”, finalizou.

 Um dia feliz  – Durante o dia, as mulheres participaram de jogos, brincadeiras, gincanas e puderam cuidar da beleza, com corte de cabelo, maquiagem e sessão de fotos. O bingo que finalizou o dia de atividades intensas rendeu prêmios e até as “pé frios” foram contempladas com brindes.

Fonte: Imprensa Cocari

◄ Leia outras notícias