Outros

DuPont foca controle da broca gigante na cana-de-açúcar na Fersucro 2012

A DuPont do Brasil Produtos Agrícolas apresentou ao setor sucroenergético nordestino resultados recentes de aplicação do inseticida Altacor, no controle da broca gigante da cana-de-açúcar


Publicado em: 18/07/2012 às 08:40hs

DuPont foca controle da broca gigante na cana-de-açúcar na Fersucro 2012

A companhia marcou presença na 9ª edição da Fersucro, evento realizado em paralelo ao XXIX Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas, que aconteceu de 10 a 13 de julho em Maceió.

De acordo com a DuPont, esse produto é hoje o único inseticida registrado no Brasil para o controle da broca gigante da cana. A praga, por sua vez, causa sérios danos à cultura, pois ataca as touceiras remanescentes e, com isso, reduz a produtividade dos canaviais.

“A broca gigante tem ciclo de 120 dias em média, e origem numa mariposa que deposita de 50 a 100 ovos por geração nas lavouras de cana”, explica Manoel Pedrosa, engenheiro agrônomo e gerente de marketing da DuPont para cana-de-açúcar. “Se não controlada, a praga diminui drasticamente o número de cortes no canavial, ocasionando grandes prejuízos econômicos para as usinas”, ressalta Pedrosa.

De acordo com o executivo, o controle era feito usualmente de forma manual ou mecânica. “A DuPont desenvolveu uma nova tecnologia de aplicação do Altacor, que realizada de forma correta e no momento ideal é fundamental para o sucesso no controle da praga, afirma Pedrosa.

Segundo o consultor Dr. José Francisco Garcia, diretor da Global Cana, renomada empresa brasileira que participou do desenvolvimento do produto no manejo dessa praga, os resultados obtidos na região Norte-Nordeste apresentam incrementos de até 50% em quilos de açúcar por hectare.

O ingrediente ativo do inseticidade Altacor é o Rynaxypyr, considerado de última geração por especialistas e engenheiros agrônomos.

Pouco tempo depois de lançado, o produto ficou conhecido por reunir eficiência associada a propriedades sustentáveis, pois é usado em baixas doses por hectare, seletivo aos inimigos naturais das pragas que controla e provê alta potência inseticida, com menor impacto ao meio ambiente.

“A correta utilização desse inseticida auxilia o produtor a manter o número de cortes programados na cana-de-açúcar e minimiza as perdas de produtividade do canavial”, finaliza Pedrosa.

Segurança e saúde no campo

A DuPont desenvolve 4 projetos especiais voltados ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas, sob a plataforma Segurança e Saúde no Campo: DuPont na Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza e DuPont na Universidade. Todos têm, também, objetivo de difundir boas práticas agrícolas. Cerca de 700 mil agricultores e profissionais rurais já foram treinados nos últimos anos. A DuPont é parceira do inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias -, uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria em sua responsabilidade de destinar embalagens vazias para reciclagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa DuPont

◄ Leia outras notícias