Outros

Dow AgroSciences passa a adotar embalagens sustentáveis para suas sementes

Empresa prevê redução de 30% do consumo de água por tonelada de papel e total eliminação do cloro no processo de branqueamento


Publicado em: 08/08/2012 às 07:35hs

Dow AgroSciences passa a adotar embalagens sustentáveis para suas sementes

Medida coincide com lançamento da nova marca comercial Morgan Sementes e Biotecnologia. Produtos com tecnologia POWERCORETM chegarão ao mercado em novembro já com embalagens sustentáveis

A Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia será a primeira empresa agrícola brasileira a utilizar em larga escala papel Kraft Premium em suas embalagens de sementes, reduzindo o consumo de água e a carga orgânica enviada para Estações de Tratamento de Efluentes. A empresa decidiu pela substituição total das embalagens de sementes de milho visando à redução do impacto de suas atividades, confirmando assim seu compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

A novas embalagens, desenvolvidas pela Klabin em parceria com a Dow AgroSciences, serão utilizadas pelas três marcas comerciais da empresa: Dow AgroSciences e da recém-lançada Morgan Sementes e Biotecnologia e Agromen Tecnologia. A sacaria foi concebida para armazenar com segurança produtos que agregam o que há de mais moderno em tecnologia e biotecnologia para sementes como o lançamento POWERCORETM e os traits tradicionais Herculex*I e Roundup Ready, além do Tratamento Indsutrila de Sementes Industrial.

A inovação também contribui com a redução dos resíduos sólidos já que o papel kraft é 100% reciclável e seu período de decomposição na natureza, de apenas 3 a 6 meses, é considerado curto. De acordo com dados da Klabin, a cada 6,2 mil sacas substituídas serão economizados 22m³ de água e menos 5 kg de carga orgânica por tonelada deixarão de ser enviadas para Estações de Tratamento de Efluentes.

Outra vantagem ambiental é a origem da matéria-prima utilizada para a produção do papel, proveniente de florestas plantadas de pinus, certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council ou, em português, Conselho de Manejo Florestal), além da certificação industrial ambiental ISO 14001.

O projeto é responsabilidade da engenheira agrônoma e líder da unidade de Jardinópolis da Dow AgroSciences, Ana Regina Silva. "Quando o fornecedor nos apresentou a nova matéria-prima e explicou suas vantagens ambientais, compramos a ideia e iniciamos o desenvolvimento conjunto das embalagens. A aprovação do projeto junto a diretoria foi imediato," explica Ana Regina."Este papel oferece ótimas condições de impressão com menor impacto ambiental em relação ao papel branco," destaca Antônio César Collavitti, da Klabin.

Tecnologia - O papel Kraft Premium, utilizado nas novas embalagens da Dow AgroSciences, é mais sustentável pois é produzido com celulose deslignificada com oxigênio, processo que elimina o branqueamento com utilização de Cloro (TCF: Totally Chlorine-Free ou Totalmente Livre de Cloro) e reduz a utilização de outros produtos químicos mais nocivos ao Meio Ambiente, como Sulfato de Magnésio e Soda Cáustica Líquida.

Sobre a Dow AgroSciences

A Dow AgroSciences, com sede em Indianapolis, Indiana, nos Estados Unidos, desenvolve soluções de ponta para a proteção de lavouras e biotecnologia de plantas, a fim de enfrentar os desafios de um mundo em crescimento. A Dow AgroSciences é uma subsidiária de caráter integral da The Dow ChemicalCompany e tem uma receita anual global de US$ 5,7 bilhões. Para saber mais sobre a empresa, visite os sites www.dowagro.com.br e www.dowagro.com. Siga a Dow AgroSciences no Facebook e no YouTube ou assine nosso News Release RSS Feed.

Fonte: ML&A Comunicações

◄ Leia outras notícias