Publicado em: 09/08/2012 às 09:40hs
Trata-se de um volume expressivo que deve continuar crescendo. Porém, os desafios para as empresas do setor também são crescentes, já que as empresas precisam escolher o seu caminho: continuar comprando evendendo insumos, como fazem até agora, ou evoluir para apresentar soluções aosprodutores rurais, agregando valor ao negócio.
Essa foi a pergunta deixada no II Congresso Andav pelo consultor Mateus Cônsoli, diretor da Markestrat. “O distribuidor de insumos precisa crescer junto com os produtores rurais. Se não levar soluções inovadoras para os seus clientes, não oferecerá ganho a estes e a discussão será apenas sobre preço dos insumos. Os agricultores e pecuaristas desejam ser surpreendidos, receber novidades e ter acesso a modernas tecnologias. Eles querem ser encantados”, assinalou Cônsoli para mais de 800 distribuidores de insumos de todas as partes do Brasil, que participam do Congresso Andav, que vai até amanhã no Transaméria ExpoCenter, em São Paulo.
“O momento exige criatividade e gestão”, completou Marco Antonio Nasser de Carvalho, presidente da Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários). “Temos de tomar decisões estratégicas para ampliar a prestação de serviços”.
Segundo levantamento da Markestrat, 18% dos produtores rurais compram baseado em preço, 15% em marca e 10% em serviço. Porém, um em cada dois quer tudo isso junto. Mateus Cônsolitambém recomendou que os distribuidores definam com clareza e objetividade os seus rumos. “É preciso crescer como grupo, oferecendo mais e com força e agilidade para se ajustar aos novos tempos”.
O II Congresso Andav ocorre no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo, até o dia 9 de agosto. O evento ocorre simultaneamente ao IX Congresso da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios e como parte do Agrinsumos &Induspec. Mais informações: www.andav.com.br.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações
◄ Leia outras notícias